São Paulo, 15 de maio de 2025 – A delegação russa está disposta a discutir possíveisconcessões nas negociações com a Ucrânia que devem ocorrer na cidade turca de Istambul, segundoafirmou o chefe da comitiva, Vladímir Medinski. As informações são da agência de notícias”Sputnik”.
“Estamos prontos para trabalhar e retomar o curso das negociações de Istambul. Estamos abertosa possíveis compromissos e a debatê-los”, disse Medinski ao canal de televisão Rossiya 24.
O negociador afirmou que o clima é de trabalho e que a delegação é formada porrepresentantes de alto escalão de todos os órgãos envolvidos.
Os representantes russos estão na cidade turca desde a manhã, aguardando a chegada dadelegação ucraniana, que ainda não compareceu.
A equipe russa, já presente em Istambul, é liderada pelo assessor presidencial VladímirMedinski e inclui, entre outros, o vice-chanceler Mikhail Galuzin, o vice-ministro da DefesaAlexandr Fomín e o chefe da Direção Geral do Estado-Maior russo, Igor Kostiukov.
A delegação ucraniana será chefiada pelo ministro da Defesa, Rustem Umérov, que estaráacompanhado por profissionais, militares e agentes de inteligência.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, informou queas conversas devem acontecer “na segunda metade do dia”.
No domingo passado, o presidente da Rússia, Vladímir Putin, propôs à Ucrânia a retomada denegociações diretas, sem pré-condições, no dia 15, em Istambul.
A Turquia confirmou estar disposta a sediar as conversações com o objetivo de chegar a umasolução permanente para o conflito na Ucrânia.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA