O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) divulgaram o Ranking Ibevar-FIA, que reúne as 120 maiores varejistas brasileiras. As categorias da premiação somam 12 e são elas: Mercado de Consumo, Faturamento, Produtividade, Crescimento do Faturamento, Produtividade Conjunta, Resultados Financeiros, Imagem Segundo os Consumidores, Crescimento da Imagem, O Futuro do Varejo, Imagem Segundo os Colaboradores, ESG e Prêmio de Inovação. Na categoria ESG, que estreia no ranking, a Dengo (chocolates) ficou em primeiro lugar. O Boticário aparece na segunda posição e a Eudora, em terceiro (a Eudora é uma marca do Grupo Boticário).
CACAU – A Dengo chocolates anunciou recentemente investimentos de R$ 100 milhões para ampliar sua fábrica e quintuplicar a produção. A marca, que é conhecida por produzir produtos finos, atua com foco também no apoio ao produtor. E divulga que entre suas práticas de ESG estão, por exemplo: dobrar a renda de mais de três mil produtores de cacau, reduzir a geração de resíduo por tonelada de produto e reduzir o percentual de açúcar adicionado em seu portfólio para 12% (atualmente a adição é de 27%, segundo a empresa. Essas metas são para até 2030. Todas as embalagens da Dengo são recicláveis. A empresa afirmou que trabalha apenas com pequenos e médios produtores somando hoje uma comunidade de 200 fornecedores no país e que dá apoio técnico para os agricultores. Além disso, afirma que paga prêmio de 245% sobre o valor de mercado de cacau aos seus parceiros. A Dengo foi reconhecida também na categoria de Imagem Segundo os Colaboradores (no setor de chocolatarias).
BOTICÁRIO – Não é de hoje que o Grupo Boticário se destaca no quesito ESG. Este ano, por exemplo a S&P, agência global de classificação de risco, elegeu a companhia como a terceira num ranking mundial entre as mais sustentáveis no setor de beleza. A empresa disse que persegue metas constantemente para tornar os produtos veganos e a produção sustentável, além disso tem atuado também na inclusão. Renata Gomide, vice-presidente de Consumer do Grupo Boticário afirmou que fatores como o investimentos em inteligência artificial são peça-chave para o desenvolvimento de produtos inclusivos, como é o caso do Batom Inteligente, destinado a pessoas com deficiência visual ou deficiência dos membros superiores. O dispositivo utiliza IA para aplicar o batom de forma automática e precisa. “Esse compromisso com a qualidade e excelência é refletido em nossas marcas, portfólios de produtos e iniciativas que são desenvolvidos com base em pesquisa e inovação de forma contínua.”
IMAGEM – O Boticário também se destacou no segmento de cosméticos e perfumes, ficando em primeiro lugar como Melhor Imagem Segundo os Clientes. Renata afirmou que a empresa olha atentamente para aspectos que refletem na percepção do cliente sobre a empresa. “Só assim é possível construir uma imagem sólida e alinhada com os valores que queremos transmitir e fortalecer nossa conexão com os nossos consumidores.”
FUTURO – A categoria O Futuro do Varejo foi adicionada este ano. As empresas destacadas foram Isabela Akkari, conhecida por seus doces saudáveis e artesanais, o Grupo Natalia Beauty, que faz desde procedimentos estéticos até venda de cosméticos, e a Farmácia Indiana, que tem 225 lojas distribuídas pelos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. As duas primeiras colocadas também foram reconhecidas como melhor Crescimento de Imagem, segundo os consumidores nos segmentos café, docerias e sorveterias e cosméticos & perfumes respectivamente.
FATURAMENTO – Entre os maiores faturamentos, o primeiro colocado é o Carrefour, com R$ R$ 115.458 milhões. Em segundo aparece Assaí Atacadista, com R$ 72.785 milhões, seguido de Magalu, em terceiro, com R$ 45.591 milhões, Raia Drogasil, em quarto, com R$ 36.349 milhões, Via Varejo, em quinto, com R$ 34.433 milhões, Grupo Boticário em sexto, com R$ 30,8 milhões, Mateus Supermercados, em sétimo, com R$ 30.246 milhões, Natura, em oitavo, com R$ 27.220 milhões, GPA, em nono, com R$ 20.617 milhões e Supermercados BH, em décimo, com R$ 17.388 milhões.
O presidente da FIA, Roberto Sbragia, afirmou que o objetivo da premiação é incentivar a busca por “inovações que contribuam para confirmar o protagonismo do setor e ajudar a tornar o país economicamente mais competitivo e socialmente mais justo, além de ambientalmente conformado.”
VAREJO – Roberto Sbragia, diretor-presidente da FIA/USP, disse que o marketing holístico, uso de dados, chatbots, social commerce, omnicanalidade, personalização e clubes de assinatura, entre outras,
estão entre as principais tendências atuais do varejo no Brasil, explorando tecnologias associadas ao comportamento dos consumidores. “A literatura e a prática observada trazem continuamente tendências que, em maior ou menor grau, parecem importantes para a competitividade das
empresas do setor.”
Já o presidente da Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, disse que o compromisso da publicação “é de trazer informações rigorosamente estruturadas e analisadas criticamente. As diversas edições sempre procuram incluir elementos não disponíveis em qualquer outra fonte. Espera-se com isso contribuir efetivamente para a maior transparência e eficiência do varejo brasileiro.
Ibevar e a FIA afirmam no estudo que utilizam métricas como faturamento, entre outros números e dados públicos para se chegar ao resultado final. O tema ESG, em particular, está ligado às expectativas dos consumidores, à reputação da marca, à diferenciação competitiva, à retenção e atração de talentos, à redução de riscos e atração de capitais.