Deputado de 23 anos é o mais popular na internet entre candidatos de Manaus

Uma image de notas de 20 reais
Do total de candidaturas registradas nas capitais, apenas 40 serão lideradas por mulheres, o que equivale a 20,8% dos candidatos às prefeituras
Crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos, é o candidato à Prefeitura de Manaus com maior popularidade digital. O deputado federal tem mais de dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Roberto Cidade (União Brasil).

Segundo o IPD (Índice de Popularidade Digital), analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e que que varia de 0 a 100, Mandel marca 76,6 pontos no índice. Em sequência aparece Roberto Cidade, com 66,2 pontos, e o atual prefeito, David Almeida (Avante), com 59,9.

O IPD é calculado por meio de algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O período avaliado foi de 1º de julho a 10 de agosto.

Almeida governa Manaus desde 2021, quando venceu o ex-governador Amazonino Mendes (à época no Podemos) no segundo turno. Tentando a reeleição, o prefeito não conseguiu ampliar sua visibilidade nos debates online ao redor de sua candidatura.

Apareceram no levantamento também os candidatos Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza).

Para a nota final do IPD, são consideradas cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Mandel atinge nota máxima em três dimensões. O deputado tem crescido o número de seguidores nas redes e conta com aumento do volume de buscas pelo seu nome na internet.

Apesar disso, o candidato tem uma pontuação um pouco menor em mobilização, o que indica que o número de pessoas que compartilham seus conteúdos não é tão alto quanto o que interage com as postagens.

Ele patina no quesito de valência, ou seja, apesar de ser muito buscado nas redes, Mandel recebe um volume considerável de críticas e comentários negativos em suas postagens.

Roberto Cidade apresenta pontuações menores que Mandel em todas as dimensões analisadas, exceto mobilização. Mesmo assim, o candidato do União Brasil está aumentando o número de seguidores nas redes sociais e tem um bom índice de compartilhamentos das postagens.

Ele encontra dificuldades em relação às menções negativas. Roberto Cidade também recebe um número considerável de críticas e comentários desfavoráveis em suas publicações.

O prefeito vive situação contrária. Apesar de não contar com um número de seguidores tão alto, as menções a ele são mais positivas e o número de buscas é maior, o que indica que os conteúdos postados pelo candidato são bem recebidos por quem procura seu nome nas redes.

O ponto fraco de Almeida também está na mobilização. O candidato à reeleição tem dificuldades em fazer seus seguidores passarem o conteúdo postado à frente.

Alberto Neto, candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, tem pontuação moderada na maioria dos quesitos. Ele tem um crescimento considerável de seguidores nas redes e as menções em suas postagens são geralmente de conteúdo positivo. Apesar disso, o engajamento dele é o pior entre os avaliados.

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