Deputados lamentam morte de Mujica, ex-presidente uruguaio

Uma image de notas de 20 reais

(JalesValquer / Fotoarena / Folhapress)

São Paulo, 13 de maio de 2025 – Deputados da esquerda manifestaram nas redes sociais seu pesar pelamorte do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, ocorrida nesta terça-feira (13). Oex-presidente uruguaio de 89 anos lutava desde abril de 2024 contra um câncer no esôfago, além deter doença autoimune. As informações são da Agência Câmara.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou Mujica como inigualável. “Umexemplo de homem simples, do povo, filho de uma vendedora de flores e que se tornou um dos maioreslíderes de esquerda como presidente do Uruguai”, afirmou.

Para o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), Mujica provou ao mundo que é possível fazerpolítica com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. “Como ele disse: oshomens passam, as causam permanecem. Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo”,declarou.

A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ), afirmou que Mujica foi um grande exemplo “decoragem, quando guerrilheiro, de visão de longo alcance, quando presidente, e de humildade, comomilitante”.

Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Nascido na capital (Montevidéu), ele participou daorganização guerrilheira Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros na década de 1960. Ogrupo ficou conhecido por suas operações de assalto a instituições bancárias, redistribuindoalimentos e recursos financeiros a comunidades carentes. Foi capturado na década de 1970 e, durantea ditadura uruguaia, ficou 14 anos preso.

Voltar ao topo