São Paulo, 28 de janeiro de 2024 – Para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) destaquarta-feira, espera-se um aumento de 100 pontos base na taxa Selic, em linha com o forward guidanceexplícito do Banco Central, levando a taxa básica para 13,25%. “Olhando à frente, projeta-se acontinuidade do ciclo de aperto monetário com mais duas elevações – uma adicional de 100 pontosbase seguida por um ajuste final de 75 pontos base – levando a Selic terminal a 15,00%”, apontaSafras.
Segundo a consultoria, a decisão reflete a deterioração significativa do ambiente inflacionário,com aceleração de índices de preços, piora nos núcleos e riscos ampliados pela depreciaçãocambial em um cenário de atividade ainda aquecida. “Além disso, a necessidade de preservar odiferencial de juros frente ao viés restritivo do Federal Reserve reforça a posturacontracionista’, completa.
Na avaliação de Safras, o comprometimento fiscal do governo, abaixo do esperado, somado aocrescimento da dívida pública, contribui para a elevação dos prêmios de risco, exigindo umposicionamento firme da autoridade monetária. “Esse comprometimento é essencial para reancorar asexpectativas de inflação e manter a credibilidade do Banco Central, especialmente em um períodode transição institucional no Copom”, completa.
Copyright 2025 – Grupo CMA