Documento mostra um Copom desconfortável e cauteloso - Levante

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 13 de maio de 2025 – Divulgada na manhã desta terça-feira (13), a Ata da 270 reuniãodo Comitê de Política Monetária (Copom) mostra que o Comitê está desconfortável com ainflação e dependente das informações futuras para definir a direção dos juros ao longo dosegundo semestre. A avaliação é de Flávio Conde, analista de investimento da Levante.

Em um texto mais longo que o anterior, o Comitê discutiu com detalhes as perspectivas para aeconomia internacional e seu impacto sobre o Brasil. Logo no início da ata, o Comitê informou queo “cenário externo mostra-se adverso e particularmente incerto. O choque de tarifas e o choque deincerteza, apesar de todas as tentativas de mensuração, ainda são de impacto bastante incerto”. Eacrescentou ser difícil calcular “a magnitude do impacto sobre a economia doméstica, que (…)parece menos afetada pelas recentes tarifas do que outros países, mas, por outro lado, é impactadapor um cenário global adverso”.

Na análise da economia brasileira, o Copom afirmou que “o mercado de trabalho tem dado bastantesuporte ao consumo e à renda”. Ao tratar das mudanças no crédito consignado, o Comitê disseesperar “uma alteração estrutural no mercado” que ocorrerá “por meio de uma elevação de rendadisponível a partir da troca de dívidas”, apesar de afirmar que “há muita incerteza sobre qualserá o efeito total do programa, que ainda se encontra em período inicial”.

Segundo Conde, o desconforto ficou claro. “A desancoragem das expectativas de inflação é um fatorde desconforto comum a todos os membros do Comitê e deve ser combatida. (…) O cenário-base nasúltimas reuniões já contemplava dois eixos: um aumento da incerteza e uma deterioração docrescimento global (…). Ambos os vértices se deterioraram e se aprofundaram”.

A conclusão para as próximas reuniões é que será preciso olhar os indicadores. “[O] cenário deelevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados aindapor serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidadepara incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”, conclui o texto.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo