AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IBGE (Breno Siqueira). O volume de serviços prestados no país recuou 0,4% em agosto, interrompendo dois meses seguidos de crescimento. Dessa forma, o setor se encontra 15,0% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,4% abaixo de julho de 2024 (ponto mais alto da série histórica). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços )PMS), divulgada hoje (11) pelo IBGE. Na comparação contra agosto de 2023, o setor teve expansão de 1,7% no mês, quinto resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, o volume de serviços cresceu 2,7% frente a igual período de 2023. Já no indicador dos últimos 12 meses, houve avanço de 1,9% em agosto de 2024, repetindo as últimas taxas de junho e julho.
“Em agosto, os serviços mostraram uma pequena devolução do ganho de 1,6% registrado nos dois meses anteriores”, disse Rodrigo Lobo, gerente da PMS. O decréscimo no volume de serviços de julho para agosto de 2024 foi verificado em duas das cinco atividades de divulgação investigadas. A atividade de Informação e Comunicação recuou 1,0%, devolvendo parte do ganho de 3,7% acumulado nos meses de junho e julho, resultado influenciado, principalmente, pelo recuo dos serviços audiovisuais (-6.6%). “A queda da receita dos cinemas está relacionada ao fato de julho ter sido um mês de recesso escolar e ir ao cinema é um programa bem comum nessa época do ano. Assim, tivemos uma queda nas receitas das salas de cinema em agosto frente a julho”, disse Lobo.
A outra retração veio dos Transportes (-0,4%), segunda queda seguida, acumulando uma perda de 2,0%. O recuo foi influenciado, principalmente, pelo transporte aéreo (-4,0%). Em contrapartida, Outros Serviços (1,4%) e Serviços Prestados às Famílias (0,8%) registraram avanços. O primeiro acumulou uma expansão de 1,7% no período julho-agosto, enquanto o segundo teve um ganho acumulado de 4,7% entre os meses de maio e agosto. Já o setor de Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (0,0%) ficou estável em agosto. Na comparação entre agosto de 2024 e agosto de 2023, a expansão de 1,7% do setor de serviços foi o quinto resultado positivo seguido. Já no índice acumulado de janeiro a agosto de 2024, comparado com igual período de 2023, o crescimento de 2,7% teve o avanço de quatro das cinco atividades e. 60,2% dos 166 tipos de serviços. A próxima divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços, relativa ao mês de setembro, será em 13 de novembro.