São Paulo, 6 de fevereiro de 2025 – As encomendas à indústria da Alemanha subiram 6,9% emdezembro em relação a novembro, segundo dados do Departamento Federal de Estatística (Destatis).Em base anual, o índice caiu 6,3%. Na leitura revisada, os novos pedidos em novembro de 2024caíram 5,2% em comparação com outubro. A previsão era de alta de 2% em base mensal.
Segundo o Destatis, o crescimento nas encomendas foi essencialmente atribuído ao crescimentosubstancial no setor de “fabricação de outros equipamentos de transporte” (aeronaves, navios,trens, veículos militares), onde os novos pedidos aumentaram 55,5% em relação ao mês anteriordevido a vários pedidos de grande escala. Os aumentos nos novos pedidos observados na fabricaçãode máquinas e equipamentos (+8,6%) também tiveram um impacto positivo no resultado geral. Poroutro lado, a queda na indústria automotiva (-3,2%) teve um impacto negativo.
Os novos pedidos no setor de bens intermediários aumentaram 0,2% em dezembro de 2024 emrelação ao mês anterior. Os pedidos de bens de capital e bens de consumo cresceram 10,9% e 7,7%,respectivamente.
Em comparação com o mês anterior, os pedidos domésticos cresceram 14,6%, principalmentedevido aos pedidos de grande escala para a fabricação de outros equipamentos de transporte. Ospedidos estrangeiros aumentaram 1,4%, com novos pedidos da zona do euro subindo 6,2%, enquanto ospedidos do restante do mundo caíram 1,5%.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA