São Paulo, 6 de fevereiro de 2025 – A Copel informou que sua subsidiária Copel Mercado Livrecomercializou 2,7 gigawatts médios de energia em 2024, atendendo a uma carteira de mais de 1,5milhão de clientes distribuídos em 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A empresaacompanhou a expansão do mercado livre e investiu em soluções operacionais para aprimorar aexperiência de seus clientes.
Desde sua criação, em 2016, a Copel Mercado Livre tem sido um pilar estratégico para empresas quebuscam reduzir custos e ganhar previsibilidade no consumo de energia elétrica. Com a entrada emvigor das novas regras para o mercado livre de energia, estabelecidas pela Portaria 50/2022 doMinistério de Minas e Energia, todos os consumidores atendidos em alta tensão podem serbeneficiados, permitindo uma economia de até 35% na conta de luz de empresas de médio e pequenoporte.
De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 2024 foi um ano derecordes. Até o mês de novembro, o órgão havia registrado 23.698 migrações para o ambiente deContratação Livre (ACL), volume aproximadamente três vezes maior do que o registrado em todo anode 2023 (7.397).
Deste total, cerca de 74% dos consumidores que estão chegando ao mercado livre são pequenas emédias empresas, como supermercados, produtores rurais, restaurantes, clínicas e pequenasfábricas, que veem no ambiente uma oportunidade de liberdade de escolha e negociação. No Paraná,4% do consumo de energia provém do mercado livre. O estado fica atrás apenas de Minas Gerais ePará.
Energia limpa e certificada
Comercializando energia 100% renovável, gerada exclusivamente em usinas próprias do Grupo Copel, aMercado Livre também se destacou no campo da sustentabilidade. A certificação I-REC (sigla eminglês para o modelo internacional de certificados de energia renovável), que comprova a origemlimpa da energia, foi um diferencial oferecido pela Copel para clientes comprometidos com metasambientais.
Desde 2022, mais de 6,5 milhões de MWh foram comercializados com certificação, sendo 3,1 MWhsomente em 2024. Atualmente, 82 empresas já consomem energia certificada pela Copel Mercado Livre.O diretor da Copel Mercado Livre, Rodolfo Lima, explica que a certificação pode ser utilizada paraneutralizar emissões de gases de efeito estufa no Programa GHG Protocol.? Além disso, a energiacertificada contribui para que essas empresas conquistem diferenciais competitivos em mercados quevalorizam iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)., completouLima.
A Copel Mercado Livre encerrou 2024 afirmando a confiança de seus clientes, refletida em umexcelente índice de satisfação obtido na pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas, instituiçãoespecialista em opinião pública. Com uma pontuação de 74,9 no Net Promoter Score (NPS), o braçoda Companhia Paranaense de Energia cresceu 8,08% na satisfação de seus clientes em relação aoano de 2023.
O NPS é uma métrica amplamente utilizada para medir a lealdade dos clientes, baseada naprobabilidade de recomendarem a empresa a outros. Com resultados que vão de -100 a 100,pontuações acima de 75 são consideradas de excelência. Para Rodolfo Lima, esse indicador nãoapenas atesta o sucesso das estratégias voltadas à experiência do cliente, mas também reforça ocompromisso em evoluir constantemente para oferecer serviços de excelência.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA