São Paulo, 6 de fevereiro de 2025 – O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que osEstados Unidos, China, Canadá e México resolvam seus problemas relacionados a tarifas, disse nestaquinta-feira a porta-voz da instituição, Julie Kozack. As informações são da agência denotícias “Sputnik”.
“Obviamente, estamos acompanhando de perto o anúncio dos EUA em relação às tarifas sobreprodutos chineses e, potencialmente, sobre produtos canadenses e mexicanos. Acreditamos que é dointeresse de todos encontrar uma maneira construtiva de avançar para resolver essa questão”,declarou Kozack a jornalistas.
No sábado, Donald Trump assinou uma ordem executiva que impõe uma tarifa adicional de 10%sobre produtos vindos da China. Também foram estabelecidas tarifas de 25% para produtos do Canadáe do México, mas, em cima da hora, os EUA adiaram sua implementação por um mês.
Em resposta, na quarta-feira, a China anunciou a imposição de tarifas de 15% sobre carvão egás natural liquefeito (GNL) importados dos EUA, e de 10% sobre petróleo bruto e maquinárioagrícola americano, a partir de 10 de fevereiro.
Além disso, a China submeteu a controles de exportação vários derivados de metais raros,como tungstênio, telúrio, bismuto, molibdênio e índio, que são essenciais para as indústriasde alta tecnologia dos EUA, e adicionou à sua lista de empresas não confiáveis as americanas PVHCorp. e Illumina, Inc.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA