Europa precisa se impor se seus interesses comerciais forem atacados, diz Macron

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – A Europa precisará se impor caso seus interessescomerciais sejam atacados, afirmou o presidente francês Emmanuel Macron nesta segunda-feira, antesde uma reunião informal de defesa com líderes da União Europeia (UE) em Bruxelas.

Macron destacou que as recentes declarações dos Estados Unidos estão incentivando a Europa ase tornar mais forte e unida. Segundo ele, assim como a pandemia de Covid-19 e a agressão russa naUcrânia serviram como um alerta para o bloco, as decisões e declarações do novo governo deDonald Trump estão impulsionando a UE a agir com mais coesão e determinação para lidar comdesafios de segurança coletiva.

A chefe da política externa da UE, Kaja Kallas, afirmou que o bloco está preparando umaresposta às tarifas dos EUA, caso sejam implementadas. No entanto, ela alertou que uma guerracomercial não teria vencedores, pois o aumento de tarifas encarece os custos e impactanegativamente o emprego. Kallas também destacou que um conflito comercial entre EUA e UEbeneficiaria a China, enfatizando a interdependência entre os parceiros ocidentais.

Com informações da Reuters e Sputnik.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo