[AGÊNCIA DC NEWS]. Em um mercado tradicionalmente fragmentado, a 5àsec Brasil emerge como um caso de transformação empresarial. Com faturamento de R$ 290 milhões em 2024 e projeções de alcançar R$ 320 milhões em 2025, a subsidiária brasileira da rede francesa consolidou-se como líder inconteste no segmento de lavanderias especializadas, combinando inovação tecnológica, sustentabilidade e modelos de negócios adaptáveis às peculiaridades do mercado nacional. Quando Fábio Roth assumiu a direção executiva da empresa em 2016, encontrou uma operação estagnada, então decidiu criar. “A marca vinha andando de lado”, disse Roth, em entrevista ao DC NEWS Talks. O diagnóstico exigiu uma reformulação abrangente, privilegiando governança corporativa e P&D. Ele desenvolveu, então, a Lav Pop – lavanderia modelo autosserviço. “Devemos abrir 100 unidades em 2025. A Lav Pop deve ficar maior do que a 5àsec, em número de lojas, mas não em faturamento.”
Esta foi a resposta estratégica da empresa. A criação da Lav Pop by 5àsec em 2022, para chegar a mercados secundários. Trata-se de uma linha de lavanderias de autosserviço que democratiza o acesso a tecnologias antes restritas a nichos de mercado premium, hoje com 100 unidades em operação. Em resumo, o grupo criou um novo negócio, com um modelo diferente, sem canibalizar o que ainda é o seu produto principal, as lavanderias 5àsec, produto premium da marca. Para criar a Lav Pop, que é braço da 5àsec, eles precisaram do endosso da sede na França. “Precisamos negociar e provar que não estávamos criando um concorrente internamente”, disse o CEO.
Roth inventou o que entendeu ser uma dor do mercado brasileiro – a falta de um serviço de autoatendimento, o que é muito comum nos EUA e na Europa – com equipamentos profissionais. “Temos, além de maquinário profissional, produtos que as pessoas não acessam no supermercado, o que garante melhor lavagem e durabilidade das roupas”, disse Roth. A 5àsec não tinha, inicialmente, como modelo de negócio, a intenção de abrir lojas em cidades menores. Este foi o pulo do gato, segundo o CEO.
LÍDER – Com aproximadamente 600 unidades espalhadas pelo território brasileiro, a operação nacional da 5àsec tornou-se a maior no portfólio global da marca. E agora, o fato é que a 5àsec mais Lav Pop provaram que, além de não canibalizar, estão escalando o negócio como um todo – 5àsec mais Lav Pop, juntas, estão tornando a operação maior. Se a Lav Pop crescer em número de unidades e ultrapassar a própria 5àsec, a companhia dobra de tamanho. “A 5àsec é um serviço premium. Gostaríamos de chegar a cidades menores e com a Lav Pop e está acontecendo.” A franquia Lav Pop foi criada para atender um mercado mais democrático, pelo preço ofertado ao consumidor. Com investimentos a partir de R$ 180 mil e taxa de retorno em torno de 10 meses, de acordo com o CEO, a franquia atrai empreendedores que buscam um negócio escalável e de baixa complexidade operacional. “A Lav Pop é uma filha para mim. Foi uma ideia que nasceu aqui no Brasil e hoje é um case de sucesso.” Confira a entrevista.