[AGÊNCIA DC NEWS]. A General Motors (GM), terceira maior montadora do Brasil (atrás de Volkswagen e Fiat), tem dado o seu recado frente à concorrência chinesa – mudou seu foco. A marca vai lançar cinco modelos Chevrolet em 2025 com diferentes tecnologias, entre híbridos e elétricos. “Um deles será o Spark, um SUV elétrico urbano, além de uma série de outras novidades”, disse Fabio Rua, VP da GM na América do Sul, em entrevista ao DC News Talks. Segundo o ele, a companhia está em uma nova fase, com foco na descarbonização. “Temos uma visão de futuro eletrificada. É a aposta da companhia para crescer.” A GM completou, em janeiro deste ano, 100 anos de atuação e 20 milhões de carros produzidos, somente na unidade brasileira, que nunca interrompeu suas operações no país ao longo do último século. E os anúncios de lançamentos vêm de encontro às comemorações do centenário.
Rua disse que o mercado acreditava numa descarbonização paulatina, mas o que ocorreu foi o contrário – uma rápida ação das montadoras, especialmente as chinesas, resultando em uma corrida da concorrência para colocar na vitrine veículos híbridos e elétricos aos clientes. A resposta da GM à aceleração deste processo está na inovação, de acordo com o VP. Nessa linha, a empresa está empenhada em acelerar a transição para veículos elétricos e híbridos, entrando na tendência global de descarbonização. Sobre a concorrência com montadoras chinesas, Rua destacou que a GM conta com a tradição e a confiança da marca para se manter competitiva. “Já enfrentamos japoneses e coreanos. Agora, reagimos com mais inovação, agilidade e um portfólio moderno”, afirmou.
Apesar dos desafios econômicos, como os juros elevados no Brasil, a GM registrou crescimento de 6% nas vendas no Brasil em 2024 – seguindo a tendência de alta de produção e vendas do setor – e projeta expansão similar para este ano. “Sou otimista e vejo sempre o copo meio cheio. Acredito que o ano será bom”, disse o VP.
A meta global da montadora é que, até 2035, a maioria de seus produtos seja elétrica. No Brasil, a empresa já anunciou investimentos de R$ 7 bilhões até 2028, com foco na mobilidade sustentável. Isso abrange a renovação completa do portfólio de veículos. Parte dos recursos será destinada à produção de veículos híbridos flex, uma novidade global que será fabricada na planta de São Caetano do Sul. “O consumidor quer carros com tecnologia, que emitam menos. Estamos preparados para oferecer isso”, afirmou Rua. A empresa ainda busca modernizar suas fábricas no país, com foco em sustentabilidade e eficiência energética, segundo o VP. Nos próximos meses, a GM vai anunciar mais uma rodada de investimentos, de acordo com ele. “Em breve vocês saberão, daqui alguns meses”, afirmou. Como parte das celebrações de seu centenário, a GM lançou uma campanha com a atriz Fernanda Torres, que representa a brasilidade e a inovação. “Ela emprestou sua voz e imagem para celebrarmos essa trajetória”, disse Rua. Confira a entrevista.