São Paulo, 11 de fevereiro de 2025 – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) convoca a categoriapetroleira a participar das manifestações nesta quarta-feira, 12, em Dia Nacional de Luta peloTeletrabalho. Nas bases da FUP, os atos ocorrerão às 7h, em frente aos escritórios da Petrobrásno Edifício Vitória (Edivit), em Vitória/ES; no Edifício Sede Rio Grande do Norte (Edirn), emNatal/RN; no Edifício Marechal Adhemar de Queiroz (Ediba), em Salvador/BA; e em Brasília/DF.Haverá, às 12h30, um ato unificado no Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro/RJ.
Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, disse que a entidade não aceitará decisões unilateraisque prejudiquem a categoria. Uma mudança que impacta diretamente a qualidade de vida dostrabalhadores não pode ser imposta sem diálogo com os sindicatos e federações. É importante quetodos se mobilizem, das bases administrativas e operacionais, para que não ocorram retrocessos,defende.
Na sexta-feira (7/2), a Petrobrás se reuniu com a FUP para tratar sobre a alteração da escala doteletrabalho. Não houve avanços no encontro – por se tratar de uma reunião não deliberativa,segundo os representantes da empresa – e a companhia ainda pediu um prazo de três semanas paradecidir se haverá ou não negociações coletivas sobre o tema.
A categoria petroleira aprovou o estado de greve em assembleias realizadas nas bases administrativase escritórios da Petrobrás. É fundamental manter a mobilização para garantir regras justas parao teletrabalho e, para que isso aconteça, os representantes dos trabalhadores precisam participardessa discussão, pontua Cibele Vieira, diretora da FUP.
A FUP reforça que todo movimento sindical petroleiro vem defendendo que as regras do teletrabalhosejam estabelecidas por meio de negociações coletivas, para que os direitos dos trabalhadoressejam respeitados, além de lutar para que o tema seja incluído como cláusula do Acordo Coletivode Trabalho (ACT). Na semana passada, foram realizadas mobilizações nos escritórios de Salvador ede Macaé.
As informações partem da FUP.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA