São Paulo, 17 de julho de 2025 – O Ibovespa futuro abriu em moderada alta, próximo ao zero. Omercado ainda digere a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes,que validou o decreto presidencial de Lula, elevando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a3,5%.
“Por aqui, o dia deve ser pautado pela decisão do ministro Moraes de retomar o decreto do IOF.Apesar do viés positivo global, as incertezas políticas devem atrapalhar na abertura”, opina oeconomista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi.
Para o economista-chefe da Lev Intelligence, “melhora parcialmente o fiscal, porém ainda na viada arrecadação, com o aumento do peso do estado cada vez mais acelerando, assim como a dívidapública, sem nenhuma perspectiva crível de mudança, especialmente se o governo conseguir arecondução em 2026”.
Às 09h51 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto subia 0,21 %, aos136.790 pontos. Os futuros americanos e as bolsas europeias operavam em alta. Na Ásia, os índicesfecharam majoritariamente em alta.
Paulo Holland – paulo.holland@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA