São Paulo, 13 de fevereiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emqueda nesta quinta-feira, com a perspectiva de conversas entre os presidentes dos Estados Unidos,Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, sobre o fim do conflito na Ucrânia. Além disso, a altanos estoques da commodity nos EUA contribuem para a queda nas cotações.
“O declínio do preço do petróleo nas últimas 24 horas parece ser motivado por uma mudançade preocupações com a oferta para oferta suficiente”, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo,acrescentando que alguns participantes do mercado esperam um aumento nas exportações de energiarussas.
“As notícias da Ucrânia e os dados dos estoques de petróleo dos EUA de quarta-feiracompensaram os números mais altos da inflação dos EUA , o que pode levar o Federal Reserve dosEUA a adotar uma abordagem cautelosa em relação aos cortes nas taxas de juros em 2025”, disse oanalista da PVM, John Evans.
Analistas do ANZ disseram que os preços do petróleo caíram com as notícias das possíveisnegociações de paz devido ao “otimismo de que os riscos ao fornecimento de petróleo brutodiminuiriam”, apontando para as sanções dos EUA e da União Europeia.
“Sinais de aperto na oferta têm empurrado os preços do petróleo para cima nas últimassemanas”, eles disseram. “As sanções dos EUA às empresas de petróleo e embarcações russasteriam exacerbado a situação.”
O aumento nos estoques de petróleo nos Estados Unidos também contribuem para a queda no preçoda commodity. Os estoques subiram em 4,1 milhões de barris, ou 1,0%, na semana encerrada em 7 defevereiro, para 427,9 milhões de barris. Analistas previam alta de 2,4 milhão de barris.
Por volta de 9h21 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março caía 1,28%, cotado a US$ 70,44 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril recuava 1,15%, cotado a US$ 74,32 obarril.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA