Futuros caem quase 4% após relatório da AIE e com expectativa de acordo EUA-Irã

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 15 de maio de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em quedade quase 4% nesta quinta-feira, com recuo próximo de 4%, pressionados pelas expectativas de umpossível acordo nuclear entre Estados Unidos e Irã. O avanço das negociações pode liberar maisoferta da commodity no mercado internacional.

Falando em Doha, no Catar, durante visita ao Oriente Médio, o presidente estadunidense DonaldTrump afirmou que Washington está próximo de um entendimento com Teerã. “Estamos em negociaçõesmuito sérias com o Irã para uma paz de longo prazo” disse Trump.

A declaração ocorre após um importante conselheiro do líder supremo iraniano afirmar à NBCNews que o país está disposto a assinar um novo acordo, desde que certas condições sejamcumpridas, como o fim das sanções econômicas impostas pelos EUA.

O avanço das negociações reacende a possibilidade de que o Irã, membro da Organização dosPaíses Exportadores de Petróleo (Opep), aumente significativamente suas exportações depetróleo. “Se um acordo for alcançado e efetivamente aplicado – o que é difícil de acreditar -,as exportações iranianas podem subir em até 1 milhão de barris por dia”, avaliou Tamas Varga,analista da corretora PVM, à emissora CNBC. Segundo ele, o movimento tende a pressionar os preços,embora esse efeito possa ser compensado caso a Opep+ decida ajustar sua política de produção maisrapidamente.

Além do cenário geopolítico, o mercado também reage a uma revisão feita pela AgênciaInternacional de Energia (AIE), que elevou suas projeções para o crescimento da demanda global porpetróleo.

Em relatório publicado nesta quinta-feira, a AIE estimou um aumento de 741 mil barris por diaem 2025, acima da projeção anterior de 726 mil, impulsionado por preços mais baixos e peloalívio no impacto das tarifas comerciais dos EUA. Para 2026, a expectativa é de uma alta de 760mil barris diários, com a demanda média chegando a 103,9 milhões de barris por dia.

Apesar do alívio na frente da demanda, a possibilidade de maior oferta vinda do Irã domina anarrativa dos mercados nesta manhã, reforçando o viés de baixa para os preços da commodity.

Por volta de 8h40 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para junho caía 3,27%, cotado a US$ 61,08 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para julho recuava 3,05%, cotado a US$ 64,07 obarril.

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo