São Paulo, 14 de maio de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam emqueda, após dados do governo mostrarem que os estoques de petróleo nos Estados Unidos subiraminesperadamente na semana passada, gerando preocupações entre investidores sobre excesso deoferta.
Ambos os referenciais operaram próximos às máximas de duas semanas na sessão anterior,impulsionados por uma redução temporária das tarifas entre Estados Unidos e China.
No entanto, os preços caíram após dados do Departamento de Energia mostrarem que os estoquesde petróleo subiram 3,5 milhões de barris, para 441,8 milhões de barris na semana passada.Analistas esperavam uma retirada de 1,1 milhão de barris.
As importações líquidas de petróleo bruto dos Estados Unidos aumentaram 422 mil barris pordia na semana passada, informou a EIA.
Dados da indústria divulgados pelo American Petroleum Institute (API) também mostraram umgrande acréscimo de 4,3 milhões de barris nos estoques de petróleo na semana passada, de acordocom fontes de mercado.
Definitivamente, o aumento nos estoques de petróleo bruto nos números do API não ajudou”,comentou o analista Giovanni Staunovo, do UBS, sobre a queda dos preços na quarta-feira.
A Opep+, grupo formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e produtoresaliados, tem aumentado a oferta ao mercado.
Na quarta, porém, a OPep revisou para baixo sua previsão de crescimento da oferta de petróleodos Estados Unidos e de outros produtores fora do grupo Opep+ para este ano.
Eles não estão mudando o perfil de demanda, mas adicionando mais barris, disse Bob Yawger,diretor de futuros de energia do Mizuho. Em algum momento, a oferta simplesmente vai sobrepujar ademanda e afundar o mercado.
A valorização do dólar americano no exterior também pressionou os preços hoje. Um dólarmais forte torna o petróleo cotado em dólar mais caro para investidores que usam outras moedas,prejudicando a demanda.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para maio caiu 0,82%,cotado a US$ 63,15 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para junho recuou 0,81%, cotado a US$ 66,09 o barril.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA