Futuros fecham em queda com possível acordo EUA-Irã

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 15 de maio de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam emqueda, diante da expectativa de que Estados Unidos e Irã podem fechar em breve um acordo sobre oprograma nuclear iraniano.

Falando em Doha, Trump afirmou que as negociações com o Irã são muito sérias e voltadas aum acordo de paz de longo prazo.

Suas declarações surgem logo após um assessor do líder supremo do Irã ter indicado à NBCNews que Teerã está disposto a fechar um acordo nuclear em troca do alívio das sanções.

A perspectiva de um acordo nuclear EUAIrã pode ter impacto profundo nos mercados de petróleo.

“O surgimento repentino da possibilidade de um acordo nuclear é a única razão para a fraquezadesta manhã. Se for selado um acordo que impeça o Irã de enriquecer urânio para uso bélico eque seja efetivamente cumprido, o que parece difícil de acreditar , as exportações de petróleobruto do país podem subir até 1 milhão de barris por dia”, disse Tamas Varga, analista dacorretora PVM.

Parece um fator negativo para os preços, mas seu efeito pode ser mitigado pela decisão doOpep+ de não acelerar tanto quanto planejado a liberação de barris adicionais no mercado,acrescentou.

Opep e parceiros não-OPEP, na aliança conhecida como Opep+, surpreenderam o mercado aoaumentar a oferta nos últimos meses. Liderado pela Arábia Saudita, o grupo concordou no início demaio em elevar a produção em mais 411 mil barris por dia em junho, depois de ter feito o mesmopara maio.

Impacto econômico

A economia iraniana se deteriorou drasticamente desde que Trump retirou os EUA do Plano deAção Conjunto (JCPOA) em 2018. Originalmente firmado em 2015 com Rússia, China, UE e Reino Unido,o acordo visava limitar e vigiar rigorosamente o programa nuclear do Irã em troca do alívio dassanções.

Enfrentando anos de protestos, moeda enfraquecida e crise de custo de vida, o Irã sofreu novogolpe com o colapso do regime Assad na Síria, seu principal aliado regional. Do outro lado, Israel,seu arquirrival, eliminou grande parte da cúpula do Hezbollah, principal representante iraniano noLíbano.

Embora antes contrário a negociações com os EUA, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo doIrã, teria sido convencido por altos oficiais de que o acordo é vital para a sobrevivência doregime.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para maio caiu 2,42%,cotado a US$ 61,62 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para junho recuou 2,36%, cotado a US$ 64,53 o barril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo