São Paulo, 17 de dezembro de 2024 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam em quedade cerca de 1% nesta terça-feira, enquanto os dados econômicos da China reacenderam preocupaçõescom a demanda, e os investidores permanecem cautelosos antes da decisão sobre taxas de juros doFederal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Os preços foram pressionados por realização de lucros após o rali de 6% da semana passada e poruma série de dados econômicos decepcionantes da China ontem, disse Tony Sycamore, analista demercado da IG.
Ontem, os preços caíram de máximas de várias semanas devido à fraqueza inesperada nos dados degastos do consumidor da China, apesar da força na produção industrial, e conforme os investidoresentraram em um padrão de espera antes da reunião do Fed.
O Fed realiza sua última reunião de política monetária do ano hoje e amanhã, na qual se esperaamplamente um corte nas taxas de juros de 0,25 ponto percentual (pp).
A reunião também fornecerá informações sobre o quanto os dirigentes pretendem reduzir as taxasde juros em 2025 e 2026 e se o banco central reduzirá o ritmo de flexibilização em antecipaçãoa uma maior inflação sob o novo governo Trump.”Um corte de 0,25 pp já foi precificado pelo mercado, então qualquer surpresa (da reunião do Fed)pode movimentar o mercado”, disse Anh Pham, analista da LSEG.
Taxas de juros mais baixas podem estimular o crescimento econômico e a demanda por petróleo.
O mercado de petróleo no próximo ano pode ser impactado pelo aumento da oferta de países fora daOrganização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), como os EUA e o Brasil, e peladesaceleração da demanda, principalmente na China.
A Agência Internacional de Energia (IEA) afirmou em seu relatório mensal na semana passada que,mesmo com o grupo de produtores OPEP+ mantendo seus cortes de produção, haverá um excesso deoferta de 950.000 barris por dia no próximo ano quase 1% da oferta mundial.
Na segunda-feira, a Comissão Europeia anunciou um 15º pacote de sanções da União Europeia contraa Rússia devido à sua invasão da Ucrânia, incluindo medidas mais rígidas contra entidadeschinesas e mais embarcações da chamada “frota sombra” de Moscou, que não são regulamentadas ouseguradas por provedores convencionais ocidentais.
Um grupo de países ocidentais começará a verificar documentos de seguro da frota sombra daRússia no Canal da Mancha, nos estreitos dinamarqueses, no Golfo da Finlândia e no estreito entrea Suécia e a Dinamarca.
As novas sanções da UE são improváveis de causar uma disrupção real, pois a maior parte dosfluxos atuais não utiliza serviços ocidentais, então eles não serão afetados, disse Pham, daLSEG.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para janeiro caiu 0,83%, cotadoa US$ 70,08 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entregapara fevereiro caiu 0,93%, cotado a US$ 73,91 o barril.
Erika Kamikava / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA