Futuros operam de lado com traders de olho nos próximos passos de Trump

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 31 de janeiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam de lad,o no início da tarde, mas caminham para quedas semanais, enquanto os mercados aguardam para ver seo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seguirá adiante com sua ameaça de impor tarifas aoMéxico e ao Canadá amanhã.

Na semana, os índices de referência Brent e WTI estavam a caminho de quedas de 2,2% e 2,6%,respectivamente.

O petróleo sofreu pressão devido ao possível impacto econômico negativo das tarifas dosEstados Unidos contra Canadá, México e China, disse o analista da PVM, Tamas Varga, acrescentandoque uma potencial valorização do dólar como consequência dessas tarifas também pesou sobre ospreços do petróleo.

Trump ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre as exportações canadenses e mexicanas para osEstados Unidos, caso esses países não tomem medidas mais rigorosas contra o envio de fentanil e aimigração ilegal através das fronteiras americanas.

Canadá e México são os dois maiores exportadores de petróleo bruto para os EUA, mas nãoestá claro se o petróleo estaria incluído entre as tarifas. Na quinta-feira, Trump afirmou quetomaria em breve uma decisão sobre a possível exclusão das importações canadenses e mexicanasde petróleo dessas tarifas.

Caso as tarifas sejam impostas, elas provavelmente resultariam em grandes cortes na produçãodas refinarias dos Estados Unidos, disse a analista da Energy Aspects, Livia Gallarati.

Nossa hipótese base é que, se as tarifas forem anunciadas, haverá um período de carênciapara negociações e que, eventualmente, o petróleo será excluído dessas tarifas, acrescentouGallarati.

O mercado também aguarda a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo(Opep) e aliados (Opep+), marcada para a próxima segunda-feira.

O ministro da Energia do Cazaquistão afirmou na quarta-feira que o grupo discutirá os planosde Trump para aumentar a produção de petróleo dos Estados Unidos e adotará uma posiçãoconjunta sobre o assunto na reunião da próxima semana da Opep+.

A Opep provavelmente cumprirá a demanda dos Estados Unidos para aumentar a produção, a fim deevitar a ira de Trump. E eles podem anunciar uma redução gradual dos cortes voluntários, se nãoa partir de abril, então na segunda metade do ano, acrescentou Varga.

Por volta de 13h30 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março sibia 0,10%, cotado a US$ 72,80 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para março subia 0,01%, cotado a US$ 76,88 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo