Futuros operam em alta, com ameaça de sanções à Rússia e Irã e sob efeito de tarifas de Trump

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 11 de fevereiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emalta nesta terça-feira, com os traders analisando o impacto de sanções impostas pelos EstadosUnidos ao Irã e Rússia sobre a commodity, e sob efeito das tarifas do presidente norte-americano,Donald Trump, ao aço e alumínio.

Com os EUA pressionando as exportações iranianas e as sanções ainda afetando os fluxosrussos, os graus do petróleo bruto asiático permanecem firmes e sustentam o rali de ontem, disse oanalista de petróleo da PVM, John Evans.

O transporte de petróleo russo para a China e a India, os maiores importadores de petróleobruto do mundo, foi significativamente interrompido pelas sanções dos EUA no mês passado contrapetroleiros, produtores e seguradoras.

Além disso, de acordo com uma reportagem da Bloomberg, a produção de petróleo russa caiuainda mais abaixo da cota da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+)do país em janeiro, aliviando as preocupações sobre um mercado com excesso de oferta, mesmo que oKremlin ainda tenha que compensar a superprodução passada. Enquanto isso, a Rússia e a Ucrâniacontinuam a trocar ataques visando a infraestrutura de energia.

Falando em Opep, as decisões do cartel “consideram uma visão de longo prazo dos mercadosglobais e visam proporcionar estabilidade de preços”, disse o secretário-geral Haitham Al-Ghais naconferência India Energy Week na terça-feira.

Os comentários foram feitos depois que Trump pediu repetidamente ao grupo de produtores queaumentasse a produção de petróleo para ajudar a reduzir os preços.

Contam pontos também as tarifas de Trump sobre as importações de aço e alumínio para os EUAem 25% sem exceções ou isenções para ajudar as indústrias em dificuldades que podem aumentar orisco de uma guerra comercial multifacetada.

A tarifa atingirá milhões de toneladas de importações de aço e alumínio do Canadá,Brasil, México, Coreia do Sul e outros países.

Tarifas e contratarifas têm o potencial de pesar na parte intensiva em petróleo da economiaglobal em particular, criando incerteza sobre a demanda, disseram os analistas do banco MorganStanley.

No entanto, acreditamos que esse cenário provavelmente também fará com que a Opep+ estenda ascotas de produção atuais mais uma vez, o que resolveria o problema de um mercado equilibrado [nosegundo semestre de 2025], acrescentou o banco.

Por volta de 9h34 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março subia 1,46%, cotado a US$ 73,36 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril avançava 1,46%, cotado a US$ 76,97 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo