São Paulo, 13 de maio de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em altanesta terça-feira, mas os ganhos são contidos pela preocupação com o aumento da oferta global epelas dúvidas quanto à durabilidade da trégua comercial entre Estados Unidos e China.
Na sessão anterior, os preços do Brent e do WTI subiram cerca de 4% ou mais, embalados peloanúncio de um acordo entre Washington e Pequim para suspender novas tarifas por pelo menos 90 dias.A trégua impulsionou também as bolsas americanas e o dólar.
Agora, o mercado reavalia o impacto desse alívio temporário. “O potencial de valorizaçãopode ser limitado”, avalia Tamas Varga, analista da PVM, lembrando que a Organização dos PaísesExportadores de Petróleo e aliados (Opep+) planeja um aumento significativo na produção nospróximos meses.
Segundo projeções, a produção da Opep em maio deve crescer 411 mil barris por dia, após játer superado as expectativas em abril. Esse movimento reforça a perspectiva de maior oferta globaljustamente num momento em que há incertezas quanto à recuperação sustentável da demanda porpetróleo bruto.
Ainda assim, há sinais positivos vindos dos mercados de combustíveis refinados. “Apesar dapiora nas perspectivas para a demanda por petróleo bruto, os sinais positivos dos mercados decombustível não podem ser ignorados”, escreveram analistas do JPMorgan em relatório. Elesdestacam que, mesmo com uma queda de 22% nos preços internacionais do petróleo desde o picoregistrado em 15 de janeiro, os preços dos produtos refinados e as margens de refino seguem firmes.
Um dos fatores que sustentam esse equilíbrio é a capacidade reduzida de refino, especialmentenos Estados Unidos e na Europa. Isso tem mantido os estoques de gasolina e diesel apertados,elevando a dependência de importações e a vulnerabilidade a oscilações de preços duranteparadas para manutenção ou interrupções inesperadas.
Por volta de 9h43 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para junho subia 1,35%, cotado a US$ 62,79 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para julho avançava 1,18%, cotado a US$ 65,73 obarril.
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA