Futuros operam em alta, sob efeito de tarifas e ataques a campos de produção no Iraque

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em altana manhã desta quinta-feira, com os investidores analisando vários fatores que interferem nascotações, como os efeitos das tarifas de Donald Trump, ataques de drones a campos de produção noIraque e preocupações com a demanda.

“Os preços no curto prazo devem permanecer voláteis devido à incerteza sobre a escala finaldas tarifas dos EUA e o impacto resultante no crescimento global”, disse Ashley Kelty, analista daPanmure Liberum, acrescentando que os preços provavelmente cairão no médio prazo.

O mercado de petróleo na quinta-feira também estava reagindo a um cenário de estoquereduzido, disse John Evans, analista da PVM Oil Associates.

Na semana passada, a Agência Internacional de Energia (AIE) disse que o aumento na produçãode petróleo não estava levando a estoques maiores, o que mostrou que há mais demanda porpetróleo.

“O pensamento sobre o petróleo foi desviado do Oriente Médio, e os lembretes dos ataques deIsrael à Síria e dos ataques de drones à infraestrutura petrolífera no Curdistão são oportunose mais uma vez adicionam um pouco de efervescência aos procedimentos”, disse Evans.

Um ataque de drone teve como alvo um campo de petróleo operado pela empresa norueguesa depetróleo e gás DNO em Tawke, na área da Administração Zakho, no norte do Iraque, naquinta-feira, informou o serviço antiterrorismo da região do Curdistão. O ataque é o segundo nocampo operado pelo DNO desde que uma onda de ataques de drones começou no início desta semana.

Os ataques reduziram a produção de petróleo dos campos petrolíferos na região semiautônomado Curdistão iraquiano em entre 140.000 e 150.000 barris por dia (bpd), disseram duas autoridadesde energia na quarta-feira, já que danos à infraestrutura forçaram vários fechamentos.

Ontem foram divulgados os estoques de petróleo dos EUA. O aumento acima do esperado nosestoques de gasolina e destilados nos EUA levantou preocupações sobre o enfraquecimento da demandadurante a temporada de viagens de verão, apesar da queda nos estoques nacionais de petróleo bruto.

“A gasolina foi decepcionante”, diz Robert Yawger, do Mizuho, observando o aumento de 3,4milhões de barris “em plena temporada de viagens de verão”, com a demanda caindo 670.000 bpd, para8,5 milhões de bpd.

Por volta de 9h03 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para agosto subia 0,82%, cotado a US$ 66,93 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro avançava 0,40%, cotado a US$ 68,80 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo