Futuros operam em queda com alta nos estoques dos EUA via API e Fed hawkish

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 12 de fevereiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emqueda nesta quarta-feira, depois da divulgação da alta de mais de 9 milhões de barris depetróleo via relatório da American Petroleum Institute (API), divulgado ontem, somado às falas dopresidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, que o banco’não tem pressa para cortar juros’.

“Os preços do petróleo retomaram sua tendência de queda à medida que o ambientemacroeconômico pesou sobre o sentimento, com Jerome Powell indicando que o Fed dos EUA não estavacom pressa para reduzir as taxas”, disse Harry Tchilinguirian, chefe de pesquisa do Onyx CapitalGroup.

“Ao mesmo tempo, os traders estão de olho na divulgação semanal de dados de petróleo daadministração de informações de energia do governo dos Estados Unidos dos EUA desta tarde, paraver se o considerável aumento de 9 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto relatado pelaAPI ontem se materializa nos dados oficiais.”

Powell disse ontem, em depoimento à comissão bancária do Congresso, que a economia está emboa posição e que o Fed não está com pressa para cortar ainda mais as taxas de juros, mas estápreparado para fazê-lo se a inflação cair ou o mercado de trabalho enfraquecer. Taxas de jurosmais altas aumentam o custo dos empréstimos, o que pode desacelerar a atividade econômica ereduzir a demanda por petróleo.

“Vimos um aumento substancial de preço nos últimos dias. Então, provavelmente (há) algumarealização de lucro após o grande acúmulo de petróleo bruto relatado pela API, mas isso podeter sido influenciado pelo clima desfavorável impactando as exportações de petróleo bruto, bemcomo a manutenção da refinaria”, disse o analista do UBS, Giovanni Staunovo.

“Se os estoques da API forem confirmados pela administração de energia dos EUA, este seria omaior acúmulo de estoque em um ano”, dizem analistas do ING.

Os analistas também aguardam a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, da siglaem inglês) para ter mais pistas sobre o estado da economia norte-americana.

“Os movimentos desta semana no petróleo WTI até agora parecem ser atividades de realizaçãode lucro por parte de especuladores pessimistas de curto prazo, enquanto aguardam o CPI dos EUA dehoje”, disse o analista sênior de mercado da Oanda, Kelvin Wong.

“A combinação de novas tarifas, o depoimento de Powell e dados importantes sobre inflaçãocria uma tempestade perfeita para a volatilidade do mercado”, disse Lukman Otunuga, analista sêniorda FXTM.

Por volta de 9h22 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março caía 1,09%, cotado a US$ 72,52 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril recuava 0,88%, cotado a US$ 76,32 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo