Futuros operam em queda com oferta mais alta pesando

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 12 de dezembro de 2024 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emqueda no início da tarde, à medida que uma previsão de ampla oferta no mercado de petróleocompensa o otimismo decorrente das crescentes expectativas de um corte na taxa de juros dos EstadosUnidos.

A Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou esperar que o mercado de petróleo estejaconfortavelmente abastecido no próximo ano, mesmo após uma leve revisão para cima em suaperspectiva de demanda para 2024. Ontem, a Opep reduziu sua previsão de crescimento da demanda para2024 pelo quinto mês consecutivo, com o maior corte até agora.

“Embora a AIE ainda projete um mercado com ampla oferta, essa previsão diminuiu ligeiramentecom a revisão da demanda”, disse Giovanni Staunovo, analista de commodities do UBS. “O mercadoestá aguardando mais notícias sobre medidas fiscais ao redor do mundo; não espero grandesmovimentos de preços no curto prazo.”

Nos Estados Unidos, a inflação subiu ligeiramente, em linha com as expectativas doseconomistas. Os investidores estão amplamente esperando outro corte na taxa de juros pelo FederalReserve, o que gerou algum otimismo sobre o crescimento econômico e a demanda por energia.

A demanda fraca, especialmente na China, maior importador global, e o crescimento da oferta forada OPEP+ foram dois fatores por trás desse movimento. No entanto, os investidores esperam umaumento na demanda chinesa após Pequim anunciar planos nesta semana para adotar uma políticamonetária mais flexível em 2025, o que poderia impulsionar a demanda por petróleo.

A demanda global por petróleo subiu em um ritmo mais lento do que o esperado este mês, mas semanteve resiliente, disseram analistas do JPMorgan em uma nota hoje.

“O crescimento da demanda por petróleo na última semana foi moderado por uma leve redução noconsumo de combustível de aviação em grande parte do mundo”, diz a nota.

As importações chinesas de petróleo bruto também cresceram anualmente pela primeira vez emsete meses em novembro, com um aumento de mais de 14% em relação ao ano anterior.

Por volta de 13h35 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para janeiro caía 1,33%, cotado a US$ 69,35 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro recuava 1,21%, cotado a US$ 72,63 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo