São Paulo, 28 de janeiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emqueda na tarde desta terça-feira, com o restabelecimento da exportação da commodity nos portos deEs Sider e Ras Lanuf, na Líbia.
Mais cedo, cinco engenheiros nos dois portos e uma fonte de transporte informaram quemanifestantes bloquearam os carregamentos na região, pois exigiam a realocação de várias sedesde empresas petrolíferas para a região de Oil Crescent.
“As operações (de petróleo) estão ocorrendo sem interrupção em todos os campos e portos,após discussões realizadas com manifestantes que realizaram uma manifestação esta manhã nosportos de (Es Sider) e Ras Lanuf”, disse a estatal National Oil Corp (NOC) em um comunicado em suapágina do Facebook.
Havia o risco de que os protestos se espalhassem pelo país. “Se tal desordem se espalhar, o quenão é incomum quando a indústria petrolífera da Líbia é mantida refém por um grupo ou outro,a atual produção estimada da National Oil Corporation de 1,4 mbpd ficará ameaçada”, disse oanalista John Evans, da corretora de petróleo PVM.
Mas o risco de baixa demanda persiste. A China, maior importadora de petróleo bruto do mundo,relatou na segunda-feira uma contração inesperada na atividade manufatureira de janeiro,aumentando as preocupações sobre o crescimento da demanda global por petróleo bruto.
“O tom geral de cautela no ambiente de risco, juntamente com os números mais fracos do PMIchinês, que lançam ainda mais dúvidas sobre as perspectivas de demanda por petróleo da China,podem servir como um obstáculo aos preços do petróleo”, disse o analista do IG, Yeap Jun Rong.
Os mercados financeiros mais amplos estavam sob pressão devido ao aumento do interesse em ummodelo de inteligência artificial de baixo custo lançado pela empresa chinesa DeepSeek.
“As perdas (no mercado de petróleo) parecem relativamente limitadas devido à turbulência nasações de tecnologia dos EUA”, disse Yeap.
“No entanto, os mercados de petróleo continuam nervosos, e ainda há algum tempo para que hajaclareza sobre as ramificações da política dos EUA envolvendo tarifas e sanções”, disse AshleyKelty, analista da Panmure Liberum.
Por volta de 13h56 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março caía 0,21%, cotado a US$ 73,03 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para março caía 0,19%, cotado a US$ 76,93 o barril.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA