Futuros seguem em alta, com suspensão de exportações de commodity russa depois de ataque ucraniano

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 14 de novembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo seguem emalta, sob efeito do ataque de drones ucranianos ao porto russo Novorossiisk, no Mar Negro, ontem ànoite, o que fez a Rússia suspender as exportações da commodity.

O ataque de sexta-feira danificou um navio no porto, prédios de apartamentos e um depósito depetróleo em Novorossiisk, ferindo três tripulantes da embarcação, disseram autoridades russas. Oporto suspendeu as exportações de petróleo e a Transneft, empresa que detém o monopólio dosoleodutos, interrompeu o fornecimento de petróleo bruto para o porto, disseram duas fontes do setorà agência Reuters.

“A intensidade desses ataques aumentou, eles estão acontecendo com muito mais frequência.Eventualmente, eles podem atingir algo que cause uma interrupção duradoura”, disse GiovanniStaunovo, analista de commodities do UBS.

“Novorossiysk não é apenas mais um porto – é a válvula de escape de Putin [Vladimir Putin,presidente da Rússia] sob as sanções. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, queinviabilizou o acordo da ONU sobre grãos em julho de 2023, este local ascendeu ao topo, tornando-sea principal via de exportação de Moscou”, afirma Phil Flynn, analista de mercados da Price FuturesGroup.

O ataque “ressalta a vulnerabilidade do fluxo de petróleo bruto russo”, particularmente com asnovas sanções americanas que entrarão em vigor em 21 de novembro, afirma Joseph Dahrieh, gerenteda Tickmill.

“Qualquer interrupção prolongada forçaria os operadores a buscar suprimentos em outroslugares, dando ainda mais suporte aos preços”, afirmam analistas do Saxo Bank.

Por volta de 13h24 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para dezembro subia 2,79%, cotado a US$ 60,32 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para janeiro avançava 2,49%, cotado a US$ 64,59 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo