São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo seguemoperando em queda no início da tarde, devido ao aumento dos estoques de petróleo nos EstadosUnidos e à redução das preocupações com a oferta da Líbia, enquanto as tarifasnorte-americanas sobre importações do Canadá e do México também estavam no radar do mercado.
Os estoques de petróleo dos Estados Unidos subiram em 3,5 milhões de barris, ou 0,8%, nasemana encerrada em 24 de janeiro, para 415,1 milhões de barris. Analistas previam alta de 1,1milhão de barris.
Já os estoques de gasolina aumentaram em 3,0 milhões de barris, ou 1,2%, para 248,9 milhõesde barris. Os estoques de outros derivados recuaram em 5,0 milhões de barris, ou 3,9%, para 124,0milhões de barris. A produção doméstica de petróleo dos Estados Unidos, por sua vez, caiu em200 mil barris por dia (bpd), para 13,2 milhões de bpd.
Enquanto isso, a Casa Branca afirmou ontem que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,ainda planeja impor tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México a partir desábado.
“Os preços do petróleo continuam dançando ao ritmo da orquestra tarifária de Trump, com astarifas sobre o Canadá entrando em vigor no sábado, o que pode impulsionar os preços dos EstadosUnidos depois disso”, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.
O Canadá forneceu 3,9 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo aos Estados Unidos em 2023,aproximadamente metade do total de importações do ano, enquanto o México forneceu 733 mil bpd,segundo dados da Administração de Informação sobre Energia dos EUA.
As preocupações com a oferta diminuíram depois que a Corporação Nacional de Petróleo daLíbia afirmou ontem que as exportações estavam operando normalmente, após conversas commanifestantes que pediam a interrupção dos carregamentos em um de seus principais portospetrolíferos.
A reunião do Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial da Opep+ na próxima segunda-feiraserá outro ponto de atenção para o mercado, em um ambiente político e econômicopreocupantemente imprevisível, disse Tamas Varga, analista da corretora de petróleo PVM.
O ministro de Energia da Arábia Saudita e vários de seus colegas da Opep+ mantiveram conversasdesde o pedido de Trump por preços mais baixos do petróleo e antes da reunião da próxima semanado grupo de países produtores de petróleo, segundo declarações oficiais e fontes.
Por volta de 13h53 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março caía 0,48%, cotado a US$ 73,42 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para março caía 0,20%, cotado a US$ 77,35 o barril.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA