GOLAção dispara quase 10% mesmo após queda no lucro no 1T25; BTG vê resultado poluído e mantém venda

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São Paulo, 15 de maio de 2025 – As ações da Gol (GOLL4) operam em forte alta no pregão da B3desta quinta-feira, após a companhia aérea registrar queda de 63,7% no lucro líquido em relaçãoao mesmo período de 2024 (1T24), de R$ 1,376 bilhão no primeiro trimestre de 2025 (1T25). O papelda empresa chegou a subir perto de 10%, e às 13h13 (horário de Brasília), operava em alta de6,45%, a R$ 0,99.

O BTG Pactual disse que o resultado da Gol no 1T25 veio melhor que o esperado, mas foi poluído peloChapter 11 e pela variação cambial. A receita líquida de R$ 5,6 bilhões, alta anual de 19%, veio12% acima da projeção do banco de investimentos, enquanto o ebitda de R$ 1,2 bilhão, em linha comR$ 1,2 bilhão no 1T24, foi impactado por R$ 300 milhões em despesas não recorrentes. Excluindoesses itens, o ebitda recorrente atingiu R$ 1,5 bilhão, alta anual de 17% e em linha com aprevisão do BTG. O lucro líquido de R$ 1,4 bilhão, inferior aos R$ 3,8 bilhões no 1T24, veioacima da previsão de prejuízo de R$ 1,9 bilhão do BTG, com resultados financeiros melhores que oesperado devido à variação cambial positiva de R$ 4,2 bilhões.

A análise do BTG observa que a receita de passageiros dividida pelo total de assentos-quilômetrodisponíveis (PRASK) aumentou 5% na base anual para 42 centavos, refletindo melhores rendimentos (51centavos, +5% a/a) e o número de assentos por quilômetro oferecidos (ASK) mais alto (+12% a/a). Areceita operacional dividida pelo total de assentos-quilômetro oferecidos (RASK) subiu para 47centavos (+7% a/a), enquanto a taxa de ocupação aumentou para 83,5% (+0,3 p.p. ano/a). O custooperacional dividido pelo total de assentos-quilômetro oferecidos (CASK) também aumentou durante otrimestre, com o CASK excluindo as depesas de combustível registrando aumento de 18% a/a,principalmente devido aos preços mais elevados do combustível de aviação, ao aumento das tarifasaeroportuárias e industriais e disposições do contencioso trabalhista.

Em termos de alavancagem, a dívida líquida sobre o ebitda da Gol caiu para 5,8 vezes, de 6,3 vezesno 4T24), impulsionada por uma redução na dívida bruta para R$ 33 bilhões (vs. R$ 35 bilhões no4T24), principalmente devido aos efeitos cambiais e ao empréstimo DIP, enquanto a posição decaixa caiu para R$ 1,6 bilhão (vs.R$ 2,5 bilhões no 4T24). A frota encerrou o trimestre em 139 aeronaves (vs. 142 no 1T24 e 138 no4T24).

A empresa forneceu uma atualização sobre seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos(Chapter 11), citando que o desenvolvimento mais recente ocorreu neste mês, quando o conselho deadministração da companhia aprovou a submissão sujeita à aprovação dos acionistas de umaumento de capital, entre outros assuntos. O aumento de capital proposto envolve a capitalizaçãode determinados créditos detidos contra a sociedade e suas controladas, em valor que varia de ummínimo de R$ 5,3 bilhões ao máximo de R$ 19,3 bilhões, por meio da emissão de um mínimo de 3,6trilhões de ações ordinárias e 430 bilhões de ações preferenciais, e um máximo de 13,1trilhões de ações ordinárias e 1,6 trilhões de ações preferenciais, todas escriturais semvalor nominal. O preço de emissão está fixado em R$ 0,0002857142 por ação ordinária e R$ 0,01por ação preferencial. Isto representa uma diluição substancial dos atuais acionistas. Noentanto, a empresa observou que o aumento de capital é um passo fundamental para permitir aconversão de dívida em capital.

O BTG avalia que a companhia aérea apresentou um desempenho operacional decente, mas a alavancagemcontinua a ser a principal preocupação. “No geral, a empresa apresentou um desempenho operacionalsólido no trimestre, tanto em relação à capacidade como os preços refletindo a forte demanda.No entanto, reconhecemos quea companhia continua operando com alta alavancagem, incluindo ventos favoráveis de uma taxa decâmbio mais baixa. Dito isto, esperamos que o mercado acompanhe de perto os desenvolvimentos dacompanhia nesta frente, particularmente no que diz respeito à saída do Chapter 11 [processo derecuperação judicial nos Estados Unidos] em curso. Além disso, os investidores devem continuar amonitorizar os principais fatores operacionais, tais como: (i) volumes e rendimentos, (ii) preçosde combustíveis e (iii) alterações de frota”, conclui o BTG, em sua análise, em que mantém a aclassificação de venda da ação, com preço-alvo de R$ 1,00.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

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