São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – Novo edital de concessão da Rota da Celulose, composta portrechos das rodovias federais BR-262 e BR-267, e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, foi lançadonesta quinta-feira (30). O projeto passou por uma revisão para aprimorar sua estrutura e garantirmaior alinhamento com as demandas da sociedade e do setor produtivo. O leilão está previsto para odia 5 de maio deste ano, na B3, em São Paulo.
Ao todo são 870,3 km a serem administrados pelo período de 30 anos. O trecho abrange as regiõescentral e leste de Mato Grosso do Sul – onde está localizada a maior indústria de celulose domundo – e contempla os principais corredores rodoviários que conectam a capital Campo Grande aoSudeste do país. A rodovia passa por nove municípios e beneficia diretamente 1,2 milhão demoradores do estado.
Novo edital
Entre as atualizações, foi ajustado o cronograma de operação, ampliando os prazos para aconclusão das obras essenciais, que agora deverão ser finalizadas entre o 6º e o 8º anos docontrato. Além disso, a construção do contorno do município de Três Lagoas, sobresponsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está garantida.Após a conclusão das obras, prevista para o 4º ano do contrato, o trecho será incorporado àconcessão.
Melhorias
O projeto prevê a duplicação de 115 km de rodovias, a construção de 457 km de acostamentos e245 km de terceiras faixas, além de 12 km de vias marginais. Também serão implantados 38 km decontornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes. Também estãocontempladas obras de arte especiais totalizando 3.780 m. Com essas intervenções, toda a malhaviária passará a contar com 100% de acostamento. A maior parte dos investimentos da concessãoserá concentrada nos oito primeiros anos de vigência do contrato.
Segurança e infraestrutura
Ao longo das rodovias, serão implantados três pontos de parada e descanso para motoristasprofissionais, localizados nas principais vias do trajeto: MS-040, BR-262 e BR-267. Esses locaiscontarão com infraestrutura adequada para oferecer um ambiente seguro e confortável aos motoristasdo transporte rodoviário de cargas e passageiros. Essas estruturas contribuem para a segurançaviária, reduzindo a fadiga dos condutores, prevenindo acidentes e garantindo melhores condiçõesde trabalho para os profissionais do setor.
Entre as principais inovações do projeto para aumentar a eficiência na cobrança efiscalização, além de aprimorar a segurança dos motoristas e passageiros, estão a implantaçãode pórticos de pedágio automático (Free Flow); a tecnologia de pesagem eletrônica dinâmica(HS-WIM); a instalação de pelo menos 484 câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCRs) eum sistema avançado de comunicação com os usuários.
Ao longo de toda a malha rodoviária serão instalados 26 pontos de recarga para veículoselétricos, garantindo infraestrutura para a mobilidade sustentável. Cada Serviço de Atendimentoao Usuário (SAU) contará com duas dessas unidades, facilitando o acesso dos motoristas a essatecnologia e incentivando a transição para um transporte mais sustentável.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes