IAEmp recua 0,2 ponto em fevereiro

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de março de 2025 – Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE registrouligeira estabilidade ao variar -0,2 ponto em fevereiro, para 75,9 pontos. Na média móveltrimestral, o IAEmp recuou 1,3 ponto, a quarta queda seguida.

“O resultado de fevereiro do IAEmp reforça a tendência negativa observada nos últimos meses. Osempresários têm se mostrado mais cautelosos com o desempenho setorial nos próximos meses e issoafeta diretamente as decisões sobre contratação. Por outro lado, apesar da piora no mês, a quedamenos intensa sugere que a desaceleração do mercado de trabalho deve ser mais gradual. O cenáriomacroeconômico restritivo, com juros em alta, inflação pressionando e incerteza sobre o ritmo decrescimento econômico no ano, indica que a trajetória do indicador no curto prazo deve serdiferente com o observado em 2024, com viés mais negativo”, afirma Rodolpho Tobler, economista doFGV IBRE.

Em fevereiro, o IAEmp foi influenciado pela piora de 4 dos 7 componentes do indicador, comcontribuições negativas de 0,3 e 0,2 ponto dos indicadores de Tendência dos Negócios e deSituação Atual dos Negócios de Serviços, e contribuição de -0,3 pontos cada dos indicadores deTendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria. O indicador EmpregoPrevisto da Indústria contribuiu com 0,7 ponto e foi o destaque entre os indicadores que tiveramcontribuições positivas.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo