São Paulo, 11 de fevereiro de 2025 – O IPCA de janeiro subiu 0,16%, resultado que ficou levementeacima da mediana das expectativas dos investidores, que era de uma desaceleração para 0,14 porcento ante os 0,52 por cento registrados em dezembro. Considerando o acumulado em 12 meses, ainflação medida pelo IPCA desacelerou para 4,56 por cento, em linha com a projeção de 4,57 porcento e abaixo 4,83 por cento registrados nos 12 meses até dezembro de 2024.
“A notícia é positiva? Sem dúvida. No entanto, será algo de curta duração. Esse efeito nãovai ocorrer em fevereiro, o que pode fazer a inflação voltar a subir. E as expectativas do mercadopara a inflação não são boas”, alerta o analista de investimentos da Levante, Flávio Conde.
Esse resultado manteve a inflação acumulada acima do teto da meta, que é de 4,50 por cento. Noentanto, a inflação está um pouco mais próxima do máximo permitido para o Banco Central (BC).Teoricamente, isso permitiria prever juros menos elevados no decorrer do período.
Porém, a desaceleração teve uma causa específica, o chamado bônus de Itaipu. Esse bônus jáfoi detectado na inflação preliminar de janeiro, medida pelo IPCA-15, prévia do IPCA.
Copyright 2025 – Grupo CMA