Inflação da zona do euro está "quase controlada", diz Centeno

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 7 de março de 2025 – O membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), MarioCenteno, disse hoje mais cedo que a inflação na zona do euro está próxima de atingir de formasustentável a meta de 2% no médio prazo. Durante uma conferência em Lisboa, Centeno, que égovernador do Banco de Portugal, destacou que a região está no caminho para normalizar a políticamonetária, com a inflação caindo significativamente desde o pico de 10,6% em outubro de 2022. Eleressaltou que o BCE está alcançando seu objetivo de forma estável.

O BCE reduziu na quinta-feira (6) a taxa de depósito para 2,5%, marcando o sexto corte desdejunho, em resposta à desaceleração da inflação e à atividade econômica mais fraca. Centenoexplicou que a política monetária está se tornando menos restritiva à medida que a inflação seaproxima da meta. Ele enfatizou que as medidas adotadas pelo BCE foram essenciais para reduzir ainflação para níveis muito mais próximos do objetivo estabelecido.

Centeno expressou otimismo em relação ao controle da inflação, afirmando que a zona do euroestá “quase fora de perigo” em termos de pressões inflacionárias. Ele reiterou que o BCEcontinuará monitorando de perto os dados econômicos para garantir que a inflação atinja e semantenha na meta de 2% de forma sustentável, consolidando a normalização da política monetáriana região.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo