Giaccomassi, da Totvs: “Muitos supermercados estão lentos em relação à Reforma Tributária”

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Totvs, maior empresa de tecnologia do Brasil: soluções para Reforma Tributária sem deixar IA de lado
Divulgação
  • "Justamente em momentos de margens apertadas é que a tecnologia pode ajudar na produtividade"
  • "Seria um erro olhar somente para IA ou somente para a Reforma Tributária. Estamos olhando para os dois"
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DC NEWS]. A expectativa de desaceleração do varejo brasileiro, reflexo da inflação acima da meta (5,53% em 12 meses encerrados em abril) e taxa básica de juros recorde (o patamar de 14,75% não ocorria desde 2006), poderia levar supermercadistas a reduzir os investimentos, em especial para tecnologia. Poderia, mas não é o que tem sido visto na Totvs. Segundo João Alberto Giaccomassi, diretor do segmento de Supermercados da gigante de tecnologia (receita líquida de R$ 1,5 bilhão no primeiro trimestre, alta de 19% sobre 2024), o pensamento tem sido investir para reduzir mais para frente. “São nos momentos de margens apertadas que a tecnologia pode ajudar na produtividade. Fazer mais com menos”, afirmou em entrevista à Agência DC NEWS durante a Apas Show.

Para Giacomassi, ainda que haja uma arrefação das vendas nos supermercados este ano, os investimentos em tecnologia não vão diminuir, e o setor supermercadista segue apostando em ferramentas para melhorar os resultados. “Nossa proposta é aumentar a produtividade e rentabilidade dos nossos clientes.” Além da busca pela eficiência, a Totvs também tem sido abordada com demandas que envolve a Reforma Tributária, que tem início de transição estimado para o ano que vem. Um terceiro ponto de demanda são as novas modalidades do Pix e do Open Finance. “Temos [como clientes] 62 das 100 maiores redes de supermercados no Brasil”, disse Giaccomassi. “Nosso papel é permitir que o software seja o mais flexível possível para que o varejista aplique a estratégia dele.” Confira a entrevista.

AGÊNCIA DC NEWS  A alta na inflação e na Selic vão afetar as margens dos varejistas neste ano. Isso vai derrubar os investimentos em tecnologia em 2025?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI – Pelo contrário. Justamente em momentos de margens apertadas é que a tecnologia pode ajudar na produtividade. Fazer mais com menos. No supermercado, a gente fala muito em fazer o básico bem feito. Então é hora de olhar para dentro, para as operações nas mesmas lojas, já que não dá para expandir como antes. Tecnologia não é custo, é investimento para melhorar resultado. Essa é nossa proposta. Aumentar a produtividade e rentabilidade dos nossos clientes.

Escolhas do Editor

AGÊNCIA DC NEWS  Isso vai incentivar mais eficiência e busca por melhores resultados nas mesmas lojas?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI –Temos visto que a velocidade de abertura de lojas caiu. Isso muda o foco para resultados de mesmas lojas. E é aí que a tecnologia pode ajudar. 

AGÊNCIA DC NEWS – Como?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Uma das nossas soluções ajuda a diminuir a ruptura [falta de produtos] nas lojas e verificar se o preço está correto. Um cliente no Espírito Santo, por exemplo, reduziu a ruptura em 50%.

AGÊNCIA DC NEWS  Outro desafio para o setor em 2025 é a falta de mão de obra. Como a tecnologia pode ajudar nesse ponto?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI– Está difícil competir com o mercado informal, como entregas de aplicativo ou o Uber. Só no estado de São Paulo, são 35 mil vagas abertas em supermercados. A Apas lançou uma escola de formação e pediu mais apoio do governo. E aí a tecnologia também entra. Se você não tem profissional, tem que automatizar e aumentar a produtividade.

AGÊNCIA DC NEWS – Outro desafio, que não é de hoje, é a Reforma Tributária. A tecnologia está preparada para receber essas mudanças?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
– Desde o começo das conversas, já começamos a buscar como isso impactaria os sistemas e as empresas, e preparamos os sistemas para isso. Especificamente no caso dos supermercados, as duas linhas de produto que a gente tem já estão preparadas.

AGÊNCIA DC NEWS – O impacto no software é muito grande?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Sim, mexe com bastante coisa. Tivemos de mexer em tudo. É um baita investimento para adaptar o software à reforma. Criamos também uma nova solução chamada Totvs Inteligência Tributária, que ajuda o varejista a se preparar para essa mudança, entender os impactos do novo cenário tributário, simular esses cenários e tomar melhores decisões para o negócio.

AGÊNCIA DC NEWS – E já está tudo pronto para funcionar?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Sim, já está tudo pronto. Os nossos clientes já têm as versões dos produtos preparadas para a Reforma Tributária. Está tudo atualizado com a versão que permite utilizar a reforma, dentro do que se conhece até agora.

AGÊNCIA DC NEWS – Esse é um ponto de atenção, já que ainda haverá muita decisão a ser discutida para a implementação da reforma.
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Sim, ainda tem algumas definições por vir, e a gente está muito antenado nisso. Temos um time de especialistas tributários que participa de todas as agendas, antecipa as mudanças, coloca no software, testa, valida.

AGÊNCIA DC NEWS – Já rodaram esses sistemas em teste? Encontraram algum gargalo?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Em termos operacionais, cuidamos para que seja o mais performático possível, tão rápido quanto antes ou até mais. Acho que a maior preocupação agora é do lado do supermercadista. Ele precisa entender como isso impacta o negócio dele. Ainda vejo que muitos supermercadistas estão começando somente agora a se preocupar com os impactos no negócio.

AGÊNCIA DC NEWS – Uma demora por parte do varejista?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Esse movimento está mais lento do que deveria, dado que a reforma já começa a valer no ano que vem.

AGÊNCIA DC NEWS – Diante desse cenário, o foco sai um pouco da IA e vai para a Reforma Tributária?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – Acho que não é uma coisa ou outra. Escolher só uma frente seria um erro estratégico. O tema Reforma Tributária é importantíssimo, mas estamos olhando para os dois.

AGÊNCIA DC NEWS  O Banco Central tem trazido de forma acelerada mudanças que vão do Open Finance a inovações no Pix.  Como vocês estão se preparando para atender o varejista?
JOÃO ALBERTO GIACCOMASSI
 – O nosso papel é permitir que o software seja o mais flexível possível para que o varejista aplique a estratégia dele. Independentemente do modelo, da taxa, do banco com que ele queira trabalhar, o software da Totvs é aberto e adaptável à realidade dele. Temos o mesmo software atendendo do pequeno ao gigante.

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