[AGÊNCIA DC NEWS]. A história de José Eduardo Souza Aranha seria igual ou parecida com tantas outras no universo do varejo, se não fosse pelo fato de que ele aparentemente tem veia de varejista. É neto de Romeu Trussardi Filho, famoso varejista do setor têxtil de luxo, fundou a Trussardi, vendida para a Karsten em 2010. O avô de Souza Aranha presidiu a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) por duas ocasiões – 1987-1989 e 1989-1991. Com esse DNA, não restou outro caminho ao empresário. Ele e dois amigos criaram uma marca própria. Vender, criar brand, esse ambiente é comum na família e aconteceu com praticamente todos, segundo ele. Fundador da Zapälla, marca de vestuário nicho alta renda masculina, Souza Aranha conversou com o DC NEWS TALKS e trouxe novidades. Para expandir, o foco não é São Paulo. Seria óbvio, porque a Zapälla está nos shoppings mais luxuosos da capital, e em pontos importantes, onde se posicionam marcas de luxo internacional, por exemplo. “Estamos olhando com força para a região Centro-Oeste, Goiás e Brasília”, afirmou.
Porém, o negócio que nasceu numa mesa de reunião com papel sulfite e uma caneta, virou franqueadora. Hoje, são 14 lojas, entre próprias e franquias. “Vamos seguir o plano de expansão, tanto em lojas próprias quanto em franquias”, disse. Mas sem ousadia, disse ele. Tudo bem calculado, afinal, esta receita ele tem, de casa. O empreendimento vem registrando uma média de crescimento anual na casa dos 30%, de acordo com o fundador. E também 30% no e-commerce. Além disso, tem um conceito muito bem definido, um público que entende o recado que querem passar e, para Souza Aranha, isso está mais do que consolidado. O ponto é que a visão inicial, de ampliar com lojas físicas já não é uma estratégia que anda sozinha. O e-commerce não pode ser ignorado. E não foi. Ele disse que quando começaram a implantar, em 2018, foram tímidos. “Avançamos e hoje é nossa terceira loja em receita. E deve virar a segunda”, afirmou.
A identidade da marca é inspirada no universo equestre e no polo, e reflete na arquitetura das lojas (madeira, couro e elementos rústicos), e nas coleções. “Queremos transmitir elegância e um lifestyle low profile”, disse. O conceito “tradition and style” guia a comunicação da Zäpalla, atraindo clientes que buscam além do produto, mas uma identificação com tradição e sofisticação. Marcas como Ralph Lauren e a icônica Hermès são inspirações para a Zapälla, tanto pelas histórias, lifestyle, link entre cavalos e moda. Isso tudo também se associa a experiência do cliente. “Tudo precisa estar perfeito. Você entra na loja de luxo. E depois na minha. A experiência precisa ser a mesma”, afirmou.
Ele também deu dicas para varejistas menores, estão começando, e que desconhecem técnicas de jornada do cliente. “O varejista precisa encontrar a criatividade para achar a oportunidade.” Souza Aranha também falou de economia. Na visão dele, a situação econômica do país, com inflação alta e juros também elevados, leva o empresário a “puxar o freio de mão”. Ele também disse que apesar de vender para alta renda, é possível que de alguma forma “afete a todos”. Confira a entrevista.