Julgamento na Justiça britânica entra na fase final

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 17 de janeiro de 2025 – A Justiça britânica retomou nesta quarta-feira (5) ojulgamento sobre a responsabilização da mineradora angloaustraliana BHP em relação ao rompimentoda barragem da Samarco, em Mariana (MG), em 2015. A Samarco é uma joint venture da brasileira Valecom a subsidiária da BHP no Brasil.

A ação foi impetrada pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead (PG), que representa 620 milpessoas, 1.500 empresas e 46 municípios atingidos pela tragédia.

Nos dias 5, 6, 7 e 13 de março, os advogados das vítimas farão suas alegações finais. De 10 a12 de março, será a vez da defesa da mineradora BHP.

O julgamento, a cargo da Corte de Tecnologia e Construção de Londres, foi iniciado em 21 deoutubro do ano passado e passou por várias fases, como os depoimentos de testemunhas e deespecialistas em direitos ambiental, civil e societário brasileiros.

Apesar de o julgamento estar sendo feito no Reino Unido, a Justiça britânica considerará alegislação brasileira para decidir se a BHP pode ser responsabilizada pelo rompimento da barragemde uma empresa da qual era uma das controladoras.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo