SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Keeta, aplicativo da chinesa Meituan, a maior empresa de delivery de comida do mundo, inicia oficialmente sua operação em São Paulo e mais oito cidades da região metropolitana a partir de 1º de dezembro de 2025.
O lançamento foi feito nesta quarta-feira (26), em cerimônia na capital paulista, na qual a empresa anunciou investimentos de R$ 1 bilhão na operação.
A chegada ocorre após um piloto considerado bem-sucedido na Baixada Santista, realizado entre Santos e São Vicente, que permitiu testar soluções com consumidores, restaurantes e entregadores.
O aporte de R$ 1 bi faz parte de um investimento total de R$ 5,6 bilh~çoes previsto para o Brasil nos próximos cinco anos. Os recursos devem fortalecer tecnologia, apoiar restaurantes especialmente PMEs, atrair consumidores e ampliar a segurança e geração de renda para entregadores parceiros.
A plataforma estreia na região metropolitana com 27 mil restaurantes cadastrados e 98,2 mil entregadores, reunindo desde redes nacionais como KFC e Seven Kings até estabelecimentos locais. Um dos destaques do modelo da Keeta é a ausência de contratos de exclusividade, permitindo que restaurantes operem simultaneamente em outras plataformas.
Dentre os principais atrativos do início da operação estão promoções como a do “Horário Garantido”, com compensações de até R$ 50 em caso de atrasos, pacote de boas-vindas com cupons que podem somar até R$ 200, entregas gratuitas em mais de 90% dos restaurantes e rotas rastreáveis.
Haverá ainda atendimento humano 24h para restaurantes e antecipação gratuita de recebíveis em sete dias.
Para entregadores, o investimento inicial de R$ 100 milhões inclui o primeiro Centro de Suporte em São Paulo, saques diários sem taxas, treinamentos presenciais e o fornecimento de capacetes inteligentes desenvolvidos pela própria empresa.
A média de remuneração ficará em R$ 30 por hora, segundo a empresa, caso o entregador trabalhe oito horas por dia.
CRESCIMENTO
Em 20 dias de operação no litoral paulista, a Keeta registrou alta de 60% no número de restaurantes e 135% no número de entregadores cadastrados, indicando forte adesão. Com base nesses resultados, a empresa planeja expandir suas soluções para São Paulo, incluindo o teste da ferramenta de “Compra Intermediada”, que facilita pedidos em estabelecimentos ainda não integrados à plataforma.
Representantes do setor público e privado destacam o impacto positivo da entrada da Keeta no mercado, tanto para competitividade quanto para geração de oportunidades. Restaurantes que participaram do piloto relatam ganhos de eficiência e aumento expressivo na demanda.
Com a expansão, a empresa reforça sua estratégia de longo prazo para o Brasil e busca consolidar-se como um dos principais players do delivery no país, apostando em tecnologia, diversidade de parceiros e melhoria contínua da experiência de usuários, restaurantes e entregadores.
GUERRA DOS APPS
A entrada da chinesa movimentará ainda mais o mercado de delivery brasileiro, que neste ano também contou com o retorno da 99Food, empresa do grupo chinês DiDi. A 99 operou no Brasil de 2019 a 2023, mas decidiu descontinuar os negócios após não obter os resultados esperados. Agora, voltou com novas estratégias.
A tentativa é de adentar em um ramo que cresceu na pandemia e hoje é dominado pelo iFood, que detém, segundo a própria empresa 80% do mercado brasileiro. O iFood anunciou investimentos de R$ 17 bilhões nas operações em 2026 e ampliação no número de pedidos para 1 bilhão por ano dentro dos próximos três anos.