Líderes concordam com expansão em defesa e apoiam Zelensky após recuo dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 6 de março de 2025 – Os líderes europeus fizeram declarações de apoio hoje aosplanos para aumentar os gastos com defesa e prometeram continuar apoiando a Ucrânia em um mundotransformado pela reversão das políticas dos Estados Unidos sob Donald Trump.

“Quero acreditar que os Estados Unidos estarão ao nosso lado. Mas precisamos estar preparadoscaso isso não aconteça”, disse o presidente francês Emmanuel Macron em um discurso à nação navéspera da cúpula.

Ele enfatizou que a Rússia se tornou uma ameaça para toda a Europa, declaração que gerouforte crítica de Moscou.

O evento ocorre em um momento de decisões dramáticas sobre política de defesa, impulsionadaspelo temor de que a Rússia, fortalecida por sua guerra na Ucrânia, possa atacar um país da UniãoEuropeia e pela preocupação de que a Europa não possa contar com os Estados Unidos paraprotegê-la.

Os líderes da União Europeia saudaram as propostas da Comissão Europeia desta semana paraconceder maior flexibilidade fiscal nos gastos com defesa e para um empréstimo conjunto de até 150bilhões de euros (US$ 160 bilhões), destinado aos governos da UE para investimentos militares.

Em uma declaração conjunta assinada pelos 27 países membros, os líderes pediram que seusgovernos analisassem urgentemente essas propostas em detalhes.

Apoio à Ucrânia

Os líderes da União Europeia também expressaram apoio à Ucrânia, mas a declaração foiacordada sem a participação do líder nacionalista da Hungria, Viktor Orbán, aliado de Trump.

Na declaração, os outros 26 líderes da UE destacaram que não pode haver negociações sobrea Ucrânia sem a participação da Ucrânia e prometeram continuar fornecendo ajuda ao país,conforme um rascunho recente do documento.

Estamos aqui para defender a Ucrânia, disse o presidente da reunião, António Costa, ao ladoda presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Ambos, sorrindo amplamente, receberamcalorosamente o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy na cúpula um contraste marcante com oconfronto entre Trump e Zelenskiy no Salão Oval na semana passada.

Com informações da Reuters.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo