Líderes da UE e do Canadá debatem em Bruxelas taxas dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 12 de fevereiro de 2025 – O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, manteveconversas em Bruxelas com a presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, e opresidente do Conselho Europeu, António Costa, nas quais foi abordada a problemática das tarifascomerciais impostas pelos Estados Unidos. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

“Os líderes trataram da questão do comércio internacional, em particular, a intenção dosEstados Unidos de introduzir tarifas aduaneiras”, indicou o serviço de imprensa da CE em umcomunicado.

Por sua vez, o chefe do Conselho Europeu criticou na rede social X (antigo Twitter) a intençãodos Estados Unidos de introduzir tarifas, que, entre outras coisas, afetarão os exportadores daUnião Europeia (UE), e citou o exemplo das relações com o Canadá.

“Os acordos comerciais são preferíveis às barreiras comerciais. A UE e o Canadá desempenhamum papel de força positiva no mundo. Somos amigos, parceiros e aliados. Nossa parceria é a basepara promover a cooperação, a segurança econômica e a estabilidade no mundo, estimular a açãopelo clima e diversificar o comércio”, afirmou Costa.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou anteriormente uma ordem executiva paraimpor tarifas de 25% a todos os fornecimentos de aço e alumínio ao país.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que a UE lamentava a decisãodos Estados Unidos de impor tarifas e ameaçou com medidas de retaliação.

Trump havia se referido anteriormente ao primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, como “ogovernador do grande Estado do Canadá”, em meio à polêmica sobre a possível imposição detarifas a produtos canadenses por parte dos Estados Unidos.

Posteriormente, ele disse que o Canadá poderia evitar as tarifas comerciais impostas porWashington e receber proteção militar se se unisse aos Estados Unidos como o 51º Estado.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo