Líderes do Vale do Silício respondem à ascensão da empresa chinesa

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 28 de janeiro de 2025 – Esta semana, os líderes do Vale do Silício enfrentaram seuprimeiro rival sério em IA vindo da China: a DeepSeek. O CEO da OpenAI, Sam Altman, sentindo apressão, afirmou que sua empresa antecipará o lançamento de alguns produtos. Outros líderes dosetor disseram que isso valida o valor dos modelos de código aberto em um momento em que asempresas têm se tornado mais secretas.

No entanto, a maioria dos líderes de tecnologia, especialmente aqueles que desenvolvemserviços com base em sistemas de IA, afirmou que a entrada de um novo concorrente ajudará areduzir preços e expandir o mercado, tornando a IA mais acessível.

Veja algumas das reações dos principais líderes:

Sam Altman, CEO da OpenAI, no X:

“O r1 da DeepSeek é um modelo impressionante, especialmente pelo que eles conseguem entregarpelo preço… obviamente entregaremos modelos muito melhores, e é realmente estimulante ter umnovo concorrente!”

Marc Benioff, CEO da Salesforce:

“Isso é clássico em nossa indústria. Os pioneiros nem sempre são os que acabam vencendo.”

Satya Nadella, CEO da Microsoft, no X:

“À medida que a IA se torna mais eficiente e acessível, veremos seu uso disparar,transformando-a em uma commodity da qual simplesmente não conseguimos ter o suficiente.”

Yann LeCun, Cientista Chefe de IA da Meta, no Threads:

“Para quem vê o desempenho da DeepSeek e pensa: ‘A China está superando os EUA em IA.’ Vocêsestão interpretando isso errado. A leitura correta é: ‘Modelos de código aberto estão superandoos proprietários.'”

Ali Ghodsi, CEO da empresa de gerenciamento de dados Databricks:

“O jogo aqui [nos EUA] era investir o máximo de dinheiro possível. Na China, eles seguiram umcaminho diferente, com abordagens muito mais frugais e inteligentes.”

Pat Gelsinger, ex-CEO da Intel, no X:

“A computação obedece à lei dos gases. Torná-la drasticamente mais barata expandirá omercado. Os mercados estão entendendo errado; isso tornará a IA muito mais amplamente implantada.”

Com informações da agência de notícias “Dow Jones”.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo