São Paulo, 13 de maio de 2025 – A empresa farmacêutica e de agricultura alemã reportou lucrolíquido de 1,3 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2025, uma queda de 35% em relação aoregistrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita caiu 0,2%,para 13,738 bilhões de euros.
Os resultados refletem o aumento de custos com litígios e a desaceleração nas vendas, quelevaram à inédita decisão de fechar uma fábrica na Alemanha pela primeira vez na história dacompanhia.
A divisão farmacêutica teve um desempenho misto. A receita conjunta dos medicamentos Nubeqa(para câncer de próstata) e Kerendia (para tratamento renal) subiu 80%, atingindo 680 milhões deeuros. No entanto, a área agrícola sofreu com atrasos na aprovação de sementes de soja ealgodão nos Estados Unidos, o que derrubou em 16% a receita desse segmento, para 754 milhões deeuros.
Diante do cenário adverso, a Bayer cortou 2.000 empregos de período integral no primeirotrimestre, somando-se aos 7.000 já eliminados em 2024. A companhia também está promovendo umenxugamento de cargos gerenciais e estruturas administrativas.
A Bayer manteve sua projeção de lucro ajustado para 2025, considerando efeitos cambiais. Noentanto, alertou que os itens especiais devem alcançar o limite superior da faixa anteriormenteestimada, chegando a aproximadamente -1,5 bilhão de euros, por conta dos riscos legais e dos custoscom rescisões.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA