São Paulo, 4 de fevereiro de 2025 – No quarto trimestre, a PepsiCo viu seu lucro líquidoaumentar significativamente em 16,97%, atingindo US$ 1,523 bilhões, equivalente a US$ 1,11 poração ajustada. As receitas líquidas subiram para US$ 27,784 bilhões, 0,24% a menos que no mesmoperíodo do ano anterior.
Em todo o ano de 2024, o lucro líquido ficou em US$ 9,578 bilhões, 5,55% maiores que em 2023.As receitas foram de US$ 91,854 bilhões, praticamente estável ante o ano anterior.Ramón Laguarta, presidente e CEO da PepsiCo, afirmou que os negócios permaneceram resilientes em2024, apesar das tendências de desempenho moderado da categoria na América do Norte, dos impactoscontínuos relacionados a um recall da divisão Quaker Foods North America e das interrupções nosnegócios devido a tensões geopolíticas em certos mercados internacionais. “Nossas iniciativas deprodutividade plurianuais aprimoradas nos permitiram investir em nossos negócios e entregarmelhorias em nossa margem bruta, expansão da margem operacional e EPS (lucro por ação) em 2024”.
Na América do Norte, os lucros da Frito-Lay (divisão que produz salgadinhos como Ruffles eDoritos) diminuiram 7%, refletindo principalmente aumentos em certos custos operacionais, incluindoiniciativas estratégicas, e a redução no volume orgânico. Já a divisão Quaker Foods teve quedade 38% no lucro operacional, refletindo principalmente a diminuição no volume orgânico, aumentosem certos custos operacionais e um impacto de 14 pontos percentuais das despesas relacionadas aorecall da Quaker. A parte de bebidas teve queda de 11% no lucro, impulsionado principalmente poraumentos em certos custos operacionais, o declínio no volume orgânico
Na América Latina, o lucro operacional diminuiu levemente, refletindo principalmente aumentosem certos custos operacionais, um impacto desfavorável de 10 pontos percentuais de uma reserva paraimpostos indiretos, o declínio líquido no volume orgânico, maiores despesas com publicidade emarketing e um impacto de 3 pontos percentuais da desvalorização cambial.
Na Europa, o lucro operacional aumentou 163%, refletindo principalmente um impacto favorável de148 pontos percentuais das despesas de impairment do ano anterior relacionadas ao negócio daSodaStream. Por fim, na África, Oriente Médio e Sul da Ásia, o lucro operacional diminuiu 1%,refletindo principalmente aumentos em certos custos operacionais, um impacto de 33 pontospercentuais do aumento nos custos de commodities, principalmente materiais de embalagem, batatas eoutros ingredientes, impulsionados em grande parte pela desvalorização cambial relacionada atransações.
Vanessa Zampronho / Safras News
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