BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) realizou na manhã desta quarta-feira (9) uma radiografia no quadril, para acompanhar os resultados da cirurgia feita nessa região do corpo há um ano.
Lula parou no posto médico do Palácio do Planalto logo ao chegar para trabalhar, por volta de 9h. Questionado, o governo informou que o presidente estava bem e que se tratava apenas de um exame de rotina.
“Radiografia do quadril um ano após a cirurgia”, informou a assessoria de imprensa.
No fim de setembro do ano passado, Lula foi submetido a uma cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril para tratar sintomas da artrose avançada. O procedimento ocorreu na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.
A artrose é uma doença associada à perda de cartilagem, uma superfície que recobre as articulações para evitar o atrito entre os ossos.
“A articulação é um sistema quase perfeito de redução de atrito. Duas superfícies de gelo quando friccionadas têm mais atrito do que duas superfícies de cartilagem sadias”, explicou após a cirurgia Giancarlo Polesello, cirurgião do quadril do Hospital Sírio-Libanês.
O mandatário vinha se queixando de dores desde o período eleitoral, no segundo semestre de 2022.
“A verdade é que estou com essa dor desde agosto do ano passado [2022]. Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava porque era preciso animar as pessoas”, afirmou o presidente”, disse, em evento no ano passado.