Mais de 473 mil pessoas não reconhecem descontos e pedem ressarcimento do INSS no primeiro dia de operação

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 14 de maio de 2025 – O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS), recebeu 473.940 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontosconsiderados indevidos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira, 14 de maio. Os pedidosforam feitos pelo telefone 135 e por meio do aplicativo Meu INSS. Essas pessoas informaram nãoreconhecer o vínculo com a organização associativa o que corresponde a 98,6% dos requerentes.Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas.

Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valoresdescontados. O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo emum prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento pararessarcir esses valores retirados irregularmente. Esse pagamento não vai para a conta do segurado,ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe obenefício, declarou Waller Júnior.

O presidente do INSS afirmou que, se for necessário, o órgão oferecerá atendimento presencialpara atender todas as pessoas impactadas. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar,não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se énecessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda,outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vaiser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.

SOBRECARGA Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55milhões de acessos neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento. Na área do descontoassociativo, nós tivemos 1,6 milhão de acessos. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastantesignificativa da infraestrutura que suportava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade.Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte datarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante, disse.

Waller Júnior também pontuou que o volume de acessos foi muito superior ao número desolicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenhamsido afetadas diretamente. Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, nãoacessem o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse acesso, afirmou.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

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