RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O deputado estadual Márcio Canella (União Brasil) foi eleito em primeiro turno prefeito de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Canella obteve 62,88% dos votos válidos, enquanto Matheus do Waguinho (Republicanos), candidato do atual prefeito Waguinho, obteve 35,20% dos votos válidos.
Assis Freitas (PSB) obteve 0,83% dos votos e Vinicius Cranio (PSOL) 1,09% dos votos.
Waguinho é também sobrinho da ex-ministra do Turismo do governo Lula (PT), Daniela Carneiro. Márcio Canella, deputado estadual mais votado do estado em 2022, teve apoio do governador Cláudio Castro (PL).
O PT apoiou Matheus do Waguinho, e o PL apoiou Canella.
Canella e Waguinho eram aliados e o deputado estadual era tratado como candidato a sucessor na prefeitura, mas eles romperam durante as eleições de 2022. A política local rachou, incluindo a Câmara de Belford Roxo: 13 vereadores se aliaram a Canella e 12 permaneceram com Waguinho.
A disputa entre Matheus e Canella foi marcada por denúncias de violência e acusações mútuas de envolvimento com milícia. Imagens da campanha de Canella mostram que ele cumprimentou um líder de milícia numa agenda. Waguinho tem no seu partido Dinho Resenha (Republicanos), candidato a vereador que foi preso sob acusação de se aliar a criminosos para obter votos.
O vereador Danielzinho (Republicanos), aliado do grupo de Waguinho, disse a poucos dias da eleição ter sido alvo de um atentado a tiros com motivação política.
Waguinho e Daniela Carneiro se empenharam para ampliar a margem de votos de Lula no segundo turno das eleições de 2022 na Baixada Fluminense. Apesar de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido mais votado em Belford Roxo, o esforço foi retribuído com a escolha de Daniela, então no União Brasil, para o ministério do Turismo.
A então ministra, contudo, entrou em crise com o partido, pediu desfiliação e perdeu a sustentação política. A Folha revelou o vínculo do grupo político da ministra com milicianos.
Em julho de 2023, Celso Sabino (União-PA) assumiu o ministério do Turismo.
O presidente Lula esteve em Belford Roxo duas vezes este ano para eventos oficiais, ambos ao lado de Waguinho. Uma das visitas aconteceu em setembro, já durante a campanha.