SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Mercado Livre pretende intensificar o uso da sua fintech Mercado Pago para financiar as compras de clientes nesta Black Friday, cuja campanha deste ano é estrelada pela atriz Maísa Silva, 22, na tentativa de atrair mais consumidores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) para o marketplace.
Em um momento de acirramento da concorrência, especialmente com os asiáticos Temu, Shopee e Shein, o maior e-commerce do Brasil e da América Latina vai oferecer R$ 40 milhões em cupons de desconto na Black Friday, que acontece na última sexta de novembro (29). É a estratégia do marketplace argentino para enfrentar a gamificação oferecida pelos rivais, que costuma engajar os usuários mais jovens.
Em entrevista coletiva nesta segunda (21), o Mercado Livre divulgou uma enquete que apontou o interesse dos clientes em fazer mais uso de linhas de crédito para compras na Black Friday, indo além do cartão de crédito.
De acordo com o levantamento online, feito entre os dias 1º e 15 de outubro com 27 mil clientes no Brasil, 54% pretendem fazer compras na data usando o cartão de crédito -uma queda em relação aos 69% que indicaram esta opção em enquete feita no ano passado.
Em compensação, enquanto na Black Friday de 2023 12% informavam que usariam outros métodos de pagamento (o que inclui linhas de crédito e cartões de débito), para 2024, 16% responderam que pretendem usar crediário digital para as compras na data. Já a opção por cartão de débito foi escolhida por 10% dos entrevistados deste ano.
O Mercado Pago oferece cartão de crédito a usuários do programa de fidelidade do Mercado Livre, o Meli+, assim como linhas de crédito, dependendo do perfil do cliente.
“Identificamos que usuários do nosso cartão trafegam cinco vezes mais na nossa plataforma do que não usuários”, disse Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago. A fintech vai oferecer outros R$ 15 milhões em cupons para uso do cartão de crédito, do crediário digital e do saldo em conta. “Nós aumentamos, neste ano, em 75% a quantidade de cupons distribuídos frente ao ano passado”, afirmou.
A enquete com usuários também apontou que 53% preferem o cashback que caia na hora na sua conta. O Mercado Livre vai oferecer 5,6% do valor da compra para operações feitas com cartão de crédito Mercado Pago. Quem usar o cartão da fintech em outros sites também ganha cashback, mas bem inferior: 0,6% do valor da compra.
O cashback é computado na conta do usuário em “Meli dólar”, seguindo a cotação da moeda americana no dia. Por exemplo: se o valor do cashback é de R$ 50, o usuário teria nesta segunda (21) 8,76 Meli dólares a resgatar. “Os usuários têm a chance de ganhar até R$ 120 em cashback no mês”, disse Pethra.
As expectativas para a Black Friday deste ano são muito boas, segundo Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre. De acordo com a enquete, 85% pretendem fazer compras na data, uma alta de cinco pontos percentuais diante do ano passado. No evento deste ano, o Mercado Livre oferece frete grátis a partir de R$ 29 para quem participa do Meli+.
“Em 2023, crescemos 80% em faturamento na Black Friday, mesmo em um período duro, quando o mercado todo sofreu e nós aceleramos”, diz ela, referindo-se à queda nas vendas na data ano passado.
De acordo com a enquete, 7 em cada 10 usuários planejam o que vão comprar na última sexta-feira de novembro, enquanto 30% preferem os “achadinhos” de última hora.
Este ano, serão 43 dias de campanha, a partir desta segunda. Nos filmes, o apresentador Marcos Mion, que já estrelou a campanha do ano passado, ganhou a companhia da atriz Maísa Silva. “Ela fala com o público da geração Z e com as mulheres, além de chamar a atenção para o segmento de beleza”, diz Roberta, revelando que a categoria tem se mostrado estratégica para a companhia.
“44% dos usuários fazem compra de beleza e voltam para fazer outra na categoria, o que tem gerado um tíquete-médio alto”, diz a executiva. Já 32 milhões de usuários navegam em busca de produtos de moda no marketplace, afirma.