São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – O presidente da Argentina, Javier Milei, rejeitou alertassobre um suposto atraso cambial e criticou economistas que insistem em uma desvalorização damoeda.
Em uma coluna publicada no jornal La Nación, ele afirmou que a análise desses especialistascontém falhas metodológicas, já que não conseguem determinar com precisão se a taxa de câmbioestá defasada. Milei também questionou o uso da saída da conversibilidade como referência edestacou que a taxa de câmbio real varia de acordo com a confiança no governo.
“Todas as apostas de desvalorização dos economistas que tentam se redimir de suas previsõesruins em 2024 estão sem fundamento. O governo não vai desvalorizar para salvar a pele de seusclientes às custas do sofrimento dos argentinos honestos”, declarou.
Além disso, Milei explicou que o Banco Central absorve mais de 6% da base monetária a cadamês e que a demanda por moeda está em recuperação, o que reduz a pressão sobre a divisa. Eletambém afirmou que os economistas que preveem uma desvalorização estão tentando justificar seuserros de 2024 e reafirmou que seu governo não tomará medidas que prejudiquem os argentinos.
Rigoberto Vera – horacio.vera@cma.com.ar (Safras News Latam)Tradução: Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA