Ministro assina plano de ação com governo chinês para desenvolver a mineração sustentável

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 13 de maio de 2025 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou o Planode Ação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração (20252026) com aComissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China (NDRC, na sigla eminglês). A assinatura ocorreu nesta terça-feira (13/05) durante agenda em Pequim, na China.

A iniciativa, que fortalece a parceria estratégica Brasil-China, é resultado do memorando decooperação assinado em 2024. Esse documento representa um passo decisivo para acelerar o avançotecnológico, atrair investimentos e fortalecer a mineração sustentável como vetor de crescimentoeconômico e transição energética. Vamos unir forças em projetos que geram desenvolvimento,inovação e segurança energética, atendendo a agenda global de descarbonização, afirmou oministro Alexandre Silveira.

O plano prevê a criação da Aliança de Investimento em Mineração China-Brasil e a realizaçãodo Seminário de Alto Nível Brasil-China sobre Mineração Sustentável. Além disso, indica quedeve ser realizado em setembro o Diálogo sobre Mecanismos de Financiamento para Mineração Verde,com foco na inovação, sustentabilidade e agregação de valor às cadeias de mineraisestratégicos.

A iniciativa também contempla reuniões e visitas periódicas para o intercâmbio de políticas,experiências, tecnologias e informações sobre investimentos no setor de mineração. Os paísestambém devem realizar treinamentos para funcionários do governo e especialistas técnicos.

O ministro Alexandre Silveira faz parte da comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula daSilva, que também visitou a Rússia para diálogos estratégicos. Em abril, Silveira esteve naChina para preparar a agenda presidencial e avançar em articulações relacionadas a temasestratégicos para a transição energética e o desenvolvimento tecnológico do país.

As informações partem do Ministério de Minas e Energia.

Revisão: Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo