Ministro diz que governo prepara medidas fiscais pontuais e descarta estudo sobre aumento do Bolsa Família

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 15 de maio de 2025 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feiraque medidas em preparação pelo governo, que serão discutidas com o presidente Luiz Inácio Lulada Silva na próxima semana, são pontuais para assegurar o cumprimento da meta fiscal. Asinformações são da Reuters.

Haddad negou haver estudo ou pedido no governo sobre eventual aumento de valor dos benefícios doBolsa Família. “As únicas medidas que estão sendo preparadas para levar ao conhecimento dopresidente semana que vem são medidas pontuais para o cumprimento da meta fiscal, como nós fizemosno ano passado”, disse.

Na noite de quarta-feira, após a Veja noticiar que o Ministério do Desenvolvimento Social estariapreparando uma proposta para reajustar o valor do Bolsa Família de R$600 para R$700 a partir dejaneiro de 2026, o ministro da pasta, Wellington Dias, disse à Reuters que não há estudo e nemproposta nesse sentido.

Questionado sobre o assunto nesta quinta-feira, Haddad reforçou: “Não há da parte do MDS pressãosobre a área econômica para absolutamente nenhuma iniciativa nova. Isso vale para os demaisministérios”.

“Estamos identificando onde estão alguns gargalos, alguns problemas, tanto do ponto de vista dadespesa quanto da receita. E vamos apresentar para o presidente. Não dá nem para chamar de pacote,porque são medidas pontuais”, disse Haddad.

O ministro lembrou que o orçamento de 2026 nem começou a ser discutido e que as conversas com oCongresso iniciarão no final de julho e agosto. Sobre o Vale Gás, o ministro disse que os valoresentrarão no orçamento.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo